Em Roraima, 88 escolas da rede estadual já aderiram ao Programa Aprender Valor

Educação Financeira

28.07.2021

Por Mágida Azulay Khatab

Fotos: Ascom/Seed

Na tarde desta terça-feira, 27, foi realizada uma videoconferência com gestores escolares das redes estadual e municipal sobre o Programa Aprender Valor, uma iniciativa do Banco Central do Brasil, em parceria com o Fundo de Defesa de Direitos Difusos, do Ministério da Justiça.

Participaram a secretária de Educação e Desporto, Leila Perussolo, a coordenadora estadual do Programa Geani Monteiro e a presidente da Undime/RR (União Nacional dos Dirigentes Municipais de Educação), Sueli Terezinha, além dos representantes do banco Central:  Ronaldo Vieira, adjunto do Departamento de Promoção da Cidadania Financeira, Priscila Furtado, gerente do Programa Aprender Valor e Melissa Moraes, Chefe da Divisão de Educação Financeira.

Em todo o país, quatro mil escolas já aderiram ao programa e em Roraima, 88 escolas da rede estadual de ensino também já participam. A proposta é repassar informações sobre educação financeira de forma integrada aos conteúdos das disciplinas curriculares obrigatórias, já alinhadas à BNCC (Base Nacional Comum Curricular).

Não se trata de uma disciplina a mais nos currículos escolares, mas sim, um tema a ser trabalhado dentro das disciplinas já existentes. O objetivo é levar aos estudantes da rede pública brasileira, informações sobre educação financeira e educação para o consumo. O programa é voltado para estudantes do Ensino Fundamental.

A secretária de educação destacou que o tema é tão importante que vai além do currículo escolar. 

“Nós sabemos o quanto a educação financeira é fundamental. Não se trata apenas de cumprir um currículo que está na Base Nacional Comum Curricular, mas sim um direito de cidadania, um tema que faz parte do cotidiano das relações familiares”, destacou Leila Perussolo.

A ideia do Aprender Valor é falar sobre a utilização consciente dos recursos financeiros e materiais, levando o tema para as salas de aulas, como forma de proporcionar uma boa gestão do dinheiro, tão importante na formação cidadã. 

Em Roraima, o programa deverá atender 47.589 alunos da rede estadual de ensino, matriculados no Ensino Fundamental em 47 escolas da capital e 58 do interior.

Outras informações sobre o programa estão disponíveis no site https://aprendervalor.caeddigital.net.