Em Rio de Contas pesquisa auxilia no acompanhamento escolar e emocional de estudantes durante isolamento social

Bahia

04.08.2020

Um estudo diagnóstico realizado com os estudantes do Colégio Estadual Carlos Souto, no município de Rio de Contas, na Chapada Diamantina, foi realizado com o objetivo de obter informações sobre saúde mental e de auxiliá-los no planejamento dos trabalhos pedagógicos e na compreensão de seus comportamentos e ações durante o isolamento social, provocado pela pandemia da Covid-19. A pesquisa, coordenada pela professora de Biologia, Dilcileia Anjo dos Santos, buscou oportunizar a equipe escolar o alinhamento de atividades on-line, melhorando o atendimento e acolhimento a eles.

Questões como uso de máscara, preocupação com a família em relação ao vírus, nervosismo e finanças foram alguns dos itens pesquisados a partir de um questionário enviado para os grupos de WhatsApp das turmas. “No decorrer dos dias, diante da crise sanitária inusitada e sem precedentes, percebi que era preciso a escola ouvir os estudantes. Selecionei algumas perguntas e preparei um questionário, a fim de obter informações de como poderíamos conduzir os trabalhos do colégio”, relata a professora Léia, como Dilcileia é chamada pela comunidade escolar.

Com o início das atividades remotas, a proposta que começou a ser desenvolvida no início do ano letivo tomou um novo formato e a pauta passou a ser trabalhada virtualmente. “Os estudantes foram orientados a pesquisar sobre a definição de vírus, surgimento e histórico do Coronavírus, transmissão, sintomas, diagnóstico, formas de prevenção, possíveis impactos do vírus no corpo, tratamento, tempo ativo do vírus em algumas superfícies e comorbidades”, enumera. 

Os estudantes comentam que a experiência foi positiva, especialmente para o período de isolamento social. “Projetos como este que a professora Léia nos propôs, nos ajuda a compreender cada vez mais a situação e claro que acaba nos deixando mais calmos. Creio que todos os alunos gostaram da atividade e sinto que foi totalmente esclarecedora”, relata Giovana Souza Silva, 17, 3º ano.

O também estudante Erick Santos Melo, 15, 1º ano, fala do significado que a atividade teve neste período de isolamento. “A experiência que tive com este projeto foi muito importante e contribuiu muito para o meu aprendizado, pois, através do questionário, os professores tiveram um diagnóstico melhor de cada um, neste momento difícil que estamos passando”.