Pernambuco
24.10.2019Os gestores do Programa Ganhe o Mundo (PGM) receberam, ao longo desta quarta e quinta-feira (23 e 24), uma comitiva formada por representantes da Secretaria de Educação dos estados do Paraná e Ceará. Eles receberam informações sobre o curso de segunda língua, intercâmbio e modalidades do PGM em um encontro realizado na Secretaria de Educação e Esportes do Estado de Pernambuco (SEE).
Renata Serpa Vieira, superintendente do PGM, recebeu a comitiva e conversou com os representantes. Para ela, esta é a confirmação de que a iniciativa está no caminho certo. “Nos traz muita alegria saber que o Programa Ganhe o Mundo é uma referência no Brasil. Paraná e Ceará são estados que se destacam na educação e recebê-los aqui me dá muito orgulho, além de validar tudo aquilo que temos feito”, pontuou Renata.Durante o encontro os visitantes conversaram com técnicos e representantes de empresas parceiras do PGM, além de conversar com pós intercambistas, que contaram sobre as experiências vivenciadas após a viagem. “Toda a estrutura que vocês têm aqui foi o que nos chamou a atenção. Viemos buscar boas práticas de pessoas que já fazem este tipo de programa há quase dez anos para que a gente possa começar acertando mais do que errando”, explicou Lucimar Gusmão, coordenadora de Articulação Acadêmica da Secretaria de Educação do Ceará. Desde junho o Ceará vem trabalhando na construção de um programa de segunda língua e intercâmbio e, no momento, a lei está em processo de aprovação.
O momento também foi aproveitado para que dúvidas fossem esclarecidas. Newton Malveira, assistente técnico da Coordenadoria de Educação Integral da Secretaria de Educação do Ceará, comentou sobre a experiência. “Temos 13 Centros Cearenses de Idiomas e agora pretendemos iniciar nosso programa de intercâmbio. Dessa forma, este encontro foi bastante proveitoso e esclarecedor. Tivemos acessos a editais, documentos e formulários que irão nos ajudar a construir um modelo de programa tão consistente quanto o de Pernambuco”, contou.
Programa Ganhe o Mundo - Um dos grandes destaques da educação de Pernambuco, o Programa Ganhe o Mundo (PGM) é uma ação de incentivo aos estudantes aprenderem um segundo idioma, que culmina com um intercâmbio de um semestre letivo no exterior para os que mais se destacam em suas regiões. Em 2015, a iniciativa foi ampliada para as modalidades PGM Musical e PGM Esportivo, com o objetivo de contemplar também os estudantes com habilidades esportivas e musicais. Desde o início, o programa já embarcou mais de 7,5 mil estudantes da Rede Estadual. Hoje, o PGM oferece como opção aos estudantes nove países de destino, sendo quatro de língua inglesa (Austrália, Nova Zelândia, Estados Unidos e Canadá), cinco de língua espanhola (Espanha, Argentina, Chile e Colômbia) e Alemanha.