Pernambuco
04.11.2019A Secretaria de Educação e Esportes (SEE), por meio da Secretaria Executiva de Desenvolvimento da Educação (Sede), realizou, neste domingo (03), uma ação de acolhimento aos estudantes que fizeram a primeira prova do Exame Nacional do Ensino Médio (Enem). Estandes foram montados na entrada de centenas de escolas de todo o Estado.
Professores, gestores de escolas, técnicos e diversos outros educadores ligados à rede participaram da ação, que contou com a distribuição de lanches e palavras de incentivo para os vestibulandos. Na Escola de Referência em Ensino Médio (EREM) Ginásio Pernambucano Cabugá, em Santo Amaro, o clima passou longe de tensão. Animados, com gritos de guerra com palavras de incentivo e encorajamento, os educadores animaram a entrada do local de prova.
"Por mais que a nossa escola se esforce para promover aulões, dar todo o suporte para os estudantes, quando chega na hora da prova, a gente tem que ir sozinho. Muitas vezes, os pais não conseguem acompanhar e ter esse ponto de apoio é importante, pois só vemos escolas privadas com esse tipo de ação. Aqui eu já recebi um monte de abraço dos professores, ganhei chocolate, água. Estou mais confortável", declarou a estudante do terceiro ano do ensino médio da Escola Estadual São Judas Tadeu.
O estudante da Escola de Referência em Ensino Médio (EREM) Jarbas Pernambucano, Leandro Ferreira, conseguiu se distrair na tenda da Secretaria. O jovem de 18 anos pretende cursar jornalismo em alguma universidade pública e reforçou a importância de correr atrás dos sonhos. "O fato de vir de escola pública não me desanima, porque na minha escola o Enem sempre foi priorizado em todo o ensino médio. A escola e os professores deram o melhor que puderam, nos encorajaram, e hoje estou aqui porque acredito no que eu estudei e na educação que recebi", disse.
"O nosso objetivo, montando esses espaços nas nossas escolas, do Litoral ao Sertão, é estar perto dos nossos estudantes, é fazer com que se sintam acolhidos, dar força, confiança e ânimo. Em todas as nossas tendas nós mobilizamos equipes de educadores, pois acreditamos que essa hora da reta final é a mais importante e não queríamos estar longe", detalhou Ana Selva, secretária executiva da Sede.