Piaui
13.11.2023As escolas de Tempo Integral, Centro Estadual de Tempo Integral (CETI) Paulistana e CETI Lucinete Santana da Silva, tem realizado ações sociais que impactam diretamente suas comunidades no município de Paulistana-PI.
Visando promoção da saúde e atenção à higiene, 70 estudantes do Centro Estadual de Tempo Integral (CETI) Paulistana foram beneficiadas, na última quarta-feira (8), com o Programa Estadual de Acesso à Higiene Íntima. A iniciativa prevê a distribuição mensal de kits contendo absorventes para estudantes, como política voltada à garantia de cuidados básicos de saúde e a proteção à saúde menstrual.
A aluna da 3ª série do Ensino Médio, Andressa Vitória de Carvalho, está entre as beneficiadas com o programa. “Acho importante (a distribuição dos Kits de higiene intima) porque algumas alunas não têm condições de comprar absorventes todos os meses e esta alternativa torna-se uma preocupação a menos no mês”, comentou.
Neste ano, a gestão escolar do CETI Paulistana organizou a sétima ação de distribuição do kit de higiene íntima aos estudantes, a partir da utilização dos recursos do Programa de Autonomia, Cooperação e Transparência das Unidades Escolares da Rede Estadual de Ensino do Piauí (PACTUE).
“A doação de absorventes em escolas é importante para as estudantes de baixa renda matriculadas em escolas públicas. Muitas alunas não têm condições financeiras de comprar por conta da vulnerabilidade social extrema. Esta ação é uma forma de garantir o acesso à higiene menstrual adequada”, relata a estudante Jêsabel de Sousa Figueiredo.
O Programa Estadual de Acesso à Higiene Íntima prevê, ainda, a realização de palestras educacionais, dentre outras ações de promoção da saúde da mulher. Todas as escolas da rede pública estadual são contempladas com o programa, que permite a distribuição dos insumos, tendo como base o Censo Escolar.
Ação Social “Lucinete, Meu Amor”
A comunidade Barro Vermelho, zona rural do município de Paulistana, recebeu um importante reforço nos serviços de saúde e informativo de trabalho. Os serviços foram prestados pelos estudantes do Centro Estadual de Tempo Integral (CETI) Lucinete Santana da Silva durante Ação Social “Lucinete, Meu Amor”.
A ação aconteceu na escola municipal U. E. Euzébio André, na última quarta-feira (8), promovida pelos estudantes e professores dos cursos: Técnico em Farmácia, Técnico em Enfermagem, Técnico em Segurança do Trabalho e Técnico em Energias Renováveis, todos ofertados na modalidade de Tempo Integral integrado à Educação Profissional. Eles esclarecem dúvidas e repassam informações quanto aos assuntos vistos em sala de aula para os moradores do município.
Os estudantes que residem na comunidade prestaram serviços como aferição da pressão arterial; glicemia capilar; o IMC (Índice de Massa Corpórea); orientações sobre acidentes domésticos; sobre redução dos custos de energia; avaliação antropométrica; controle de medicação.
Thais lanny Gomes Silva, aluna da 2ª série do curso técnico de enfermagem, ressaltou a importância de poder contribuir com sua comunidade. “Na ação social realizamos duas práticas na enfermagem que foi aferir a pressão arterial e a glicemia capilar. Para mim, poder atender pessoas da comunidade, de conversar sobre o procedimento foi uma experiência rica e espero estar em outras ações como esta”, comentou a estudante.
Para a gestora escolar, Lucicléia Acioly, a ação social permite que os estudantes demonstrem para a comunidade os conhecimentos que estão sendo adquiridos na escola. "Esta ação social foi uma oportunidade dos pais e parentes destes estudantes verem como seus filhos estão aprendendo dentro da escola. Como gestora, fico feliz por ver os próprios alunos prestando serviços para a comunidade em que cresceram. A comunidade se fez presente e foi um sucesso”, comentou.
“O modelo de escola de tempo integral que incentivamos permitem aos estudantes serem membros ativos de suas comunidades seja compartilhando informações ou até mesmo prestando serviços necessários, ainda, na condição de aprendizagem em seus respectivos cursos. Esta é uma forma deles apresentarem à comunidade os conteúdos que eles vem aprendendo”, comenta o Secretário de Estado da Educação (Seduc), Washington Bandeira.