Escola João Clímaco realiza palestra sobre o combate ao bullying em parceria com o Conselho Tutelar

Piaui

13.04.2023

Como parte da mobilização da Semana Presente, que tem como desenvolvimento o Projeto de Combate ao Bullying e Cyberbullying nas escolas das 21 Gerências Regionais de Educação (GREs), a Unidade Escolar Governador João Clímaco D'Almeida, localizada no Centro/Sul de Teresina, realizou uma palestra, na quarta-feira (12), com a presença da equipe do Conselho Tutelar, para tratar sobre o combate ao bullying, assédio sexual, práticas de crimes virtuais e suas penalidades. 

O momento contribuiu para que os estudantes pudessem refletir e se conscientizar a respeito de práticas de violências verbais, físicas e virtuais que causam terríveis prejuízos aos indivíduos que sofrem com o problema.

A diretora da unidade escolar, Rosana Lopes, reforça a importância de retratar o tema com os alunos. “A importância de se trabalhar a temática do bullying nas escolas é para proporcionar aos alunos uma reflexão sobre o quanto essa prática é causadora de angústias e sofrimentos, para todos os envolvidos, sejam os agressores, as vítimas ou os expectadores. Essa ação aconteceu durante a Semana Presente logo, na primeira semana de aula, e agora estamos novamente trabalhando esse mesmo tema”, disse a gestora escolar.

Durante o ano letivo, a escola planeja realizar mais ações voltadas ao combate ao bullying, assédio sexual e a prática de crimes virtuais, destacando também as penalidades que são aplicadas a quem pratica esses atos, acrescenta a gestora escolar.

Semana Presente

A Semana Presente é um movimento que busca agregar a mobilização da Comunidade Escolar e local, através de atividades lúdicas e de acolhimento, associadas à didática-pedagógica, que favoreçam momentos de interação para melhor aproveitamento acadêmico, a fim de promover uma convivência saudável no ambiente escolar. O movimento envolve todos os segmentos da Comunidade Escolar: núcleo gestor, pais, docentes, discentes, funcionários, conselhos escolares, Comitê de Mediação de Conflito Escolar que, democraticamente, parte do planejamento e das ações realizadas no chão da escola.

Dentre os objetivos da ação estão realizar debates sobre bullying, visando à convivência harmônica na Escola e na comunidade, promovendo um ambiente escolar seguro e sadio, incentivando a tolerância e o respeito mútuo. Além de orientar pais e familiares sobre como proceder diante da prática de bullying e auxiliar, orientar e encaminhar vítimas e agressores para a rede de serviços sociais, sempre que necessário.