Em Olinda, Governo do Estado inaugura quadra poliesportiva e lança Escola Técnica Estadual

Pernambuco

26.06.2018

Nesta terça-feira (26), o Governo do Estado de Pernambuco lançou oficialmente a Escola Técnica Estadual (ETE) de Olinda. A ação aconteceu durante a inauguração da quadra poliesportiva da Escola Estadual Compositor Antônio Maria, no bairro de Rio Doce. Beneficiando mais de 850 estudantes da unidade de ensino, o equipamento faz parte do Programa Quadra Viva, lançado pelo Governo em 2015. Já a ETE, que está sendo construída no mesmo bairro, irá atender cerca de 1.300 estudantes do município e região. Além da presença do governador do Estado, Paulo Câmara, e do secretário de Educação, Fred Amancio, a solenidade contou ainda com a presença do prefeito de Olinda, Professor Lupércio, e autoridades locais.

A quadra poliesportiva da Escola Estadual Compositor Antônio Maria possui cerca de 780 metros quadrados. O investimento no equipamento foi na ordem de R$ 458 mil, com recursos do Tesouro Estadual e do Fundo Nacional de Desenvolvimento da Educação (FNDE). “Hoje é um dia muito importante para todos nós, estamos entregando a quadra coberta da Escola Compositor Antônio Maria, que vai beneficiar mais de 800 estudantes. Paralelamente, estamos lançando a Escola Técnica Estadual de Olinda, um equipamento que vai atender não só os estudantes de Olinda, mas dos municípios vizinhos. Então, hoje é um dia de muita alegria para todos nós”, declarou Amancio.

Ao lado da escola, está sendo construída a quadragésima nova ETE. A unidade de ensino recebeu investimento na ordem de R$ 10,6 milhões e a previsão de entrega é no primeiro semestre de 2019. A estrutura da ETE será composta de auditório; bloco de acesso e biblioteca; bloco pedagógico/administrativo; 12 salas de aula; laboratórios de biologia, química, física, matemática, de línguas e de informática; bloco de serviços e vivência; quadra poliesportiva coberta (com vestiários e sala multiuso) e laboratórios especiais (Ensino Profissionalizante). “Estamos celebrando dois momentos importantes para nossa região. Na Gerência Regional de Educação (GRE) Metropolitana Norte temos 94 escolas e sete municípios, e essa escola, a Antônio Maria, é uma das que tem as maiores forças no esporte. Então, o recebimento dessa quadra é algo muito rico. Já a chegada de uma ETE em Olinda vem para acrescentar na busca por uma educação de qualidade em nosso município”, ressaltou Glaydson Santiago, gestor da gerência regional.

“Estamos com duas inaugurações previstas até a próxima semana, as ETEs de Garanhuns e Bom Conselho. Nosso objetivo é que toda região de Pernambuco tenha uma escola técnica funcionando para levar qualificação profissional aos nossos estudantes e a ETE é um grande instrumento para isso”, pontuou o governador Paulo Câmara. “Sabemos que as grandes cidades cada vez mais têm menos áreas para prática de esportes e atividades que envolvam cultura e essa quadra vai transformar e ajudar a prática esportiva desta unidade de ensino”, concluiu.