Em Mato Grosso, secretários de Educação discutem Ensino Médio com o MEC

Notícias da Educação

10.08.2023

Acontece até esta sexta-feira (11) na Chapada dos Guimarães (MT), a segunda reunião ordinária do Conselho Nacional dos Secretários de Educação (Consed). A abertura se deu na manhã desta quinta-feira (10) e contou com a presença do governador do Mato Grosso, Mauro Mendes, e do ministro da Educação, Camilo Santana.

Anfitrião do evento, o governador aproveitou o momento para falar sobre o desafio que é ser gestor em uma pasta como a Educação e ressaltou a importância do diálogo entre os representantes. "Eu não tenho dúvidas de que precisamos construir um diálogo para fazer alguns ajustes e concretizar com atitudes. Nós temos que ter uma educação que agregue valor aos jovens e ao país", finalizou Mendes, parabenizando as boas experiências que encontrou nos estados.

Diálogo também foi a palavra-chave do discurso do ministro da Educação, Camilo Santana. "Vivemos em um país muito desigual, em um ponto de vista econômico e social. Então o papel do MEC é saber ouvir e dialogar com cada Estado e cada seguimento da educação. Por isso, defendo que as políticas não sejam de governo, mas que elas sejam políticas de Estado, para que independente de governo, continuem", concluiu o ministro.

Ainda pelo MEC, participaram a secretária de Educação Básica, Kátia Schweickardt, o secretário de Articulação com os Sistemas de Ensino, Maurício Holanda, a secretária de Educação Continuada, Alfabetização de Jovens e Adultos, Diversidade e Inclusão, Zara Figueiredo, o secretário de Educação Profissional e Técnico, Getúlio Marques, é o presidente do INEP, Manuel Palácios.

Por sua vez, o secretário de Educação do Espírito Santo e presidente do Consed, Vitor de Angelo, agradeceu a presença de todas as autoridades e dos representantes do MEC. Ele também destacou a importância do encontro para o debater temas como o Novo Ensino Médio.

Um dos objetivos da reunião é elaborar uma minuta de proposta do Consed sobre o resultado da consulta pública do Novo Ensino Médio, apresentado recentemente pelo MEC.

Secretários falaram pelas regiões ao ministro


Representando a região Centro-Oeste, o secretário de Educação do Mato Grosso, Alan Porto, destacou algumas políticas em discussão como a alfabetização na idade certa e a educação de tempo integral. Ele também destacou a importância dos grupos de trabalho do Consed na colaboração com o ministério. "É muito importante esse diálogo com os Estados para não haver descontinuidade dessas políticas públicas", ressaltou.

Representante a região Norte, a secretária Kuka Chaves (AM) aproveitou o espaço para reafirmar a importância do encontro para dialogar sobre as particularidades únicas de cada Estado. "Digo que nas pautas aqui comentadas, acredito que a grande pauta e o grande tema é o Novo Ensino Médio. O meu desejo é que a gente possa avançar nesse tema". 

Representando a região Nordeste, a secretária Socorro Batista (RN) falou da importância das pautas em discussão. "É importante que possamos aprofundar esses diálogos e construções, afinal de contas nós estamos no lugar em que tudo se define em termos políticos e onde tudo acontece", destacou. "Gostaria de pontuar algumas questões do bloco nordeste. Nós temos uma identidade regional mais marcada por dificuldades do que facilidades", finalizou Batista.

Representando a região Sudeste, a secretária de educação do Rio de Janeiro, Roberta Barreto, aproveitou o momento para parabenizar o Consed pelo cuidado com a criação dos GTs e com as interações regionais. "Nós tivemos um grupo de trabalho muito bem conduzido, que elaborou a nossa proposta do Novo do Ensino Médio. Somos pela não revogação e defendemos uma flexibilização, porque os Estados investiram muito na construção. Investindo na contratação de pessoas, profissionais, recursos didáticos. Então não podemos descartar tudo isso", finalizou. 

Patrícia Lueders, secretária da Educação de Santa Catarina, representou a região Sul, e iniciou sua fala reforçando a pauta do Novo Ensino Médio. "A região Sul muitas vezes é vista como a região que não precisa de dinheiro, e pelo contrário, a gente precisa também desse financiamento e eu trago não só o Ensino Médio, trago a alfabetização e o Tempo Integral", pontuou a secretária sobre a necessidade de financiamento complementar da União.

 

Foto: Wesley Rodrigues / SEDUC MT