Pernambuco
19.08.2020A Secretaria de Educação e Esportes do Estado (SEE) realizou, nesta quarta-feira (19), uma live por meio do portal Educa-PE sobre as funcionalidades do aplicativo Conecta Aí. O encontro virtual contou com o secretário da pasta, Fred Amancio, e com o gerente geral de Tecnologia da Informação e Comunicação da SEE, Hector Oliveira.
O secretário iniciou a live relatando todos os conteúdos e plataformas criadas pela Secretaria de Educação e Esportes para subsidiar pedagogicamente os estudantes da Rede no ensino remoto durante o isolamento social. “Ao longo dos últimos meses, todas as equipes da Secretaria têm trabalhado fortemente para manter uma estrutura de qualidade para que os nossos alunos continuem os estudos. No entanto, nem todos têm o acesso à internet, então criamos o Conecta Aí, que vem como mais um aliado neste novo desafio da educação”, pontuou Amancio.
Em seguida, Hector detalhou todas as funções do aplicativo, incluindo os recursos de interação por parte dos estudantes com os professores durante as aulas ao vivo. “Essas tecnologias vieram para nos ajudar neste momento, e é muito importante que todos os estudantes e professores utilizem este recurso para dar continuidade ao nosso trabalho em equipe”, frisou.
CONECTA AÍ - Lançado no dia 05 de agosto, o programa vai patrocinar os dados de internet dos estudantes da rede pública estadual para que eles possam acessar gratuitamente o material disponibilizado na Plataforma Educa-PE, no Ambiente Virtual de Aprendizagem (AVA) e no Google Classroom, além de auxiliar os projetos que estão sendo desenvolvidos pelas escolas de aulas não presenciais e outras atividades complementares e podcasts.
O programa CONECTA AÍ também vai beneficiar os professores que atuam na rede pública estadual na transmissão das aulas pela internet, no acesso às ferramentas virtuais de interação com os estudantes e na participação em diversos cursos oferecidos pela Secretaria de Educação e Esportes através da plataforma Educa-PE. Trata-se de um grande programa de formação continuada com foco no uso de novas tecnologias e desenvolvimento de competências.
Os estudantes e professores poderão acessar os conteúdos através de todas as operadoras de telefonia que atuam em Pernambuco e os dados utilizados serão pagos pelo Governo do Estado, por meio da Secretaria de Educação e Esportes. No entanto, as operadoras estão concluindo o credenciamento para darem início à tarifação gratuita do programa, o que pode acontecer a qualquer momento.
A iniciativa representa um investimento de R$ 23 milhões para o ano letivo de 2020, que foi diretamente afetado pela pandemia da Covid-19, e vai beneficiar cerca de 500 mil estudantes e 30 mil professores da educação básica da rede pública estadual. Também serão beneficiados pela iniciativa cerca de cinco mil estudantes carentes da Universidade de Pernambuco (UPE).
Para acessar o aplicativo, será necessário utilizar os e-mails educacionais, que foram criados pela Secretaria de Educação e Esportes e enviados aos estudantes e professores da rede. Em seguida, deverão identificar-se se pertencem a Secretaria de Educação e Esportes ou a Universidade de Pernambuco (UPE). Na tela seguinte, o usuário deverá identificar se é estudante ou professor para acesso aos conteúdos. É importante ressaltar que o acesso aos conteúdos disponíveis no aplicativo CONECTA AÍ será gratuito e garantirá o processo de ensino e aprendizagem dos estudantes neste período de pandemia.