Rio de Janeiro
11.11.2024Mesa interativa, tablets com teclado, estante multimídia equipada com TV de 32 polegadas, impressoras, projetores e muito mais.É assim que os alunos do Colégio Estadual Barão do Rio Branco, em Japeri, na Baixada Fluminense, terão aulas de incentivo à leitura, à cultura e à tecnologia com a criação da Sala de Leitura Móvel. A proposta desses espaços é contribuir para o estímulo da leitura dos estudantes, otimizando e reestruturando ambientes das unidades escolares da rede.
– Nesta escola, por exemplo, após realizarmos uma logística de dias e horários, a sala de aula se transforma numa sala móvel, permitindo que os estudantes tenham acesso igualitário à leitura e à tecnologia – destacou a secretária de Estado de Educação, Roberta Barreto, durante a entrega do projeto, realizada nesta quinta-feira (7/11).
Até o momento, 35 escolas e 22.675 alunos já foram contemplados com a sala móvel de leitura.
– Eu achei muito legal a chegada de todos esses equipamentos. É a primeira vez que tenho contato com tanta tecnologia em um único lugar. Acredito que esta sala irá me ajudar bastante no meu aprendizado – contou Kailane Carvalho, de 15 anos, atualmente na 1ª série do Ensino Médio.
Além da leitura, Seeduc segue investindo em esporte e serviços
Ainda durante a visita à unidade, a secretária de Educação, Roberta Barreto, também inaugurou a nova quadra poliesportiva. O local recebeu o nome da professora de Português, Sônia Gondim, que faleceu há cinco anos.
– Hoje é um dia importante para a nossa escola. Tudo que está acontecendo aqui, só está sendo possível graças à melhor equipe que eu tenho – disse Valdirene Ferreira, que já foi aluna, professora e, hoje, é diretora-geral da unidade.
Além disso, os estudantes receberam mochilas, estojos, cadernos, lápis, canetas e réguas. O kit faz parte dos 19,5 milhões de itens de material escolar que estão sendo entregues para alunos dos ensinos Fundamental, Médio e Ensino de Jovens e Adultos - EJA. Na ocasião, também foram distribuídos coletes para prática esportiva, meias, bolas e outros itens que buscam incentivar o esporte no âmbito escolar. Além da entrega de material, os servidores puderam contar com o trabalho da equipe do programa Seeduc + Perto que levou diversos serviços para a comunidade escolar. Com o programa itinerante da Secretaria de Estado de Educação, servidores e alunos podem tirar dúvidas e terem acesso a mais de 50 tipos de atendimento, como solicitação de documentos, matrícula, movimentação de pessoal, quadro de horários, pagamentos, auxílios e benefícios, escolas extintas, direitos e vantagens, aposentadorias e transporte escolar.
Foto: Sandra Barros - Seeduc-RJ