Roraima
14.12.2020Por Luciene Souza e Vânia Coelho
Fotos: Ascom/Seed
Cumprindo mais um compromisso da política de reestruturação dos prédios escolares da rede estadual, o governador Antonio Denarium reinaugurou na manhã deste sábado, 12, a Escola Estadual Manoel Agostinho de Almeida, localizada na Vila Campos Novos, no município de Iracema.
A comunidade aguardava há mais de dez anos por este serviço e, com recursos do Tesouro Estadual, a estrutura da unidade foi totalmente renovada, com reparação do forro, manutenção do telhado e das instalações elétricas, hidráulicas e sanitárias, pintura geral e troca de portas e janelas.
Além disso, a quadra esportiva da escola e a casa de apoio aos professores que não possuem residência fixa naquela localidade também foram revitalizadas.
Para proporcionar mais conforto aos estudantes e aos professores, a instituição recebeu novos mobiliários. Foram entregues 125 carteiras escolares, uma mesa para aluno cadeirante, dez cadeiras para professores, seis kits refeitório (cada kit com uma mesa e seis cadeiras), além de 17 centrais que irão climatizar todas as salas de aula.
“Educação é prioridade em nossa gestão. Estamos inaugurando esta escola que foi totalmente revitalizada e ganhou mobiliários novos. Na capital e no interior, estamos trabalhando na construção de dez novas escolas, revitalização e recuperação de 40, e também vamos revitalizar e construir novas unidades escolares em 65 comunidades indígenas”, enfatizou o governador Antonio Denarium.
A Escola Estadual Manoel Agostinho de Almeida atende 192 alunos do Ensino Fundamental e Ensino Médio e tem em seu corpo docente 13 professores.
Comunidade escolar e autoridades comentam a relevância da obra
Um dos alunos é Josué Gomes Valadares, de 12 anos. Ele falou sobre a importância da revitalização. “Está tudo muito bom. Escola reformada, com central de ar em todas as salas de aula, carteiras novas”, ressaltou.
O gestor da escola, professor Nabi Carvalho, destacou que a revitalização era um sonho muito aguardado pela comunidade. “Esta unidade escolar estava há mais de 15 anos sem nenhuma reforma. O governador se preocupou com a situação, pediu que ela fosse revitalizada e isso aconteceu. A comunidade está feliz e grata por esta ação”, afirmou.
Conforme a secretária de Educação e Desporto, Leila Perussolo, a reconstrução da educação é pauta essencial da atual gestão. “Pensar a educação de qualidade e com equidade social é investir na infraestrutura, valorizar nossos profissionais da educação, fazer um currículo inovador e transformador. É nesse sentido que Roraima está sendo construído e vamos chegar a 2030 como um Estado com todas as possibilidades e garantias que precisamos ter”, frisou.
O prefeito de Iracema, Jairo Ribeiro, falou do comprometimento do Governo do Estado com a educação. “O governador e a secretária Leila demonstram compromisso com a educação do nosso Estado. A escola está revitalizada, com equipamentos novos, climatizada. Isto revela o carinho e a atenção que os gestores precisam ter com a população”, disse.
Outras duas escolas estaduais em Iracema serão reformadas
Além da revitalização da Escola Manoela Agostinho, o município de Iracema receberá outras melhorias na infraestrutura escolar.
Com recursos do Tesouro Estadual, o Governo vai realizar obra de reforma geral na Escola Estadual José Pereira de Araújo e, com recursos de emenda parlamentar do deputado federal Jhonatan de Jesus, na ordem de R$ 3,2 milhões, a Escola Estadual Dom Pedro II também receberá reforma geral.