Diretor compartilha experiências de escola em tempo integral no Pará durante evento do MEC

Pará

24.08.2023

Compartilhar as boas práticas da Escola Estadual Professor Deocleciano Alves Moreira, no município de Conceição do Araguaia, na região de integração do Araguaia. Esse foi o objetivo da palestra do diretor Jeferson Oliveira, convidado do evento ''Seminários do Programa Escola em Tempo Integral: Princípios para a Política de Educação Integral em Tempo Integral", do  Ministério da Educação (MEC), que foi realizado no auditório da Secretaria de Estado de Educação (Seduc) até esta quinta-feira (24). O encontro contou com a participação de profissionais e gestores da educação básica para discutir e potencializar o alcance do programa no Estado.

"Desde 2019, mesmo com  a pandemia, estamos trabalhando no ensino integral com essa política: de levar educação não só aumentando a permanência do aluno na escola como buscar melhorar a qualidade de ensino, superando as nossas limitações pedagógicas, de infraestrutura e fomento, mas objetivando formar nosso aluno para que seja capaz para a vida. Nós temos nosso diferencial, que são nossos alunos dentro da escola, eles são a razão da escola existir, e com isso, a gente consegue trabalhar e devolver para ele essa importância de estarem na escola, com projetos, oficinais e protagonismo juvenil", disse o educador aos participantes, destacado que a unidade conquistou bons números no Ideb.

Durante sua apresentação, o diretor contou um pouco da história da escola, que foi fundada em abril de 1996 e passou para modalidade tempo integral em 2019, a partir de um sorteio do MEC. Estruturada, hoje a unidade atende 240 alunos, no horário de 7h20 às 16h45 e realiza diversas atividades pedagógicas. "Dentro do modelo de educação ambiental e agora com o Novo Ensino Médio, que traz um currículo mais flexibilizado, nós temos algumas oficinas e projetos que desenvolvemos dentro da escola, que são os Projetos Permanentes por Afinidade (PPA). Temos a horta escolar que trabalha com o meio ambiente, produção e solo, mas também temos o protagonismo juvenil por meio de muitas parcerias como Sebrae-PA, na Semana do Empreendedor, projetos de vida, oficinas de informática e muitos outros", completou.

O diretor Jeferson Oliveira também lembrou que, a partir de agora, os projetos terão uma visibilidade maior, já que em breve a escola receberá a primeira parcela do programa Dinheiro na Escola Paraense e poderá investir em pequenas reformas e recursos pedagógicos. "A proposta do Dinheiro na Escola era um sonho, que está se tornando realidade com essa descentralização de recursos, chegando no chão da escola e onde você pensar na infraestrutura, no projeto de meio ambiente, pensar nas oficinas, enfim, fazer a escola acontecer. Nós tínhamos uma grande dificuldade, mas hoje a realidade é outra", disse.

Representante do MEC no evento, a coordenadora de Educação Integral e Tempo Integral da diretoria de Políticas e Diretrizes da Educação Integral Básica, da Secretaria de Educação Básica, Raquel Franzim, explicou sobre a importância do evento aos educadores e agradeceu a parceria com a Seduc.

"Essa é uma das estratégias do programa Escola em Tempo Integral, que além de fomentar a ampliação de matrículas, prevê também a elaboração de uma política nacional de educação ambiental. Para elaboração dessa política, é fundamental que o Ministério da Educação percorra cinco regiões do País, e aqui no Norte, escolhemos o Pará para receber o evento, escutando as secretaria de educação, os profissionais de educação, os conselhos, os pesquisadores (as), reunindo insumos para esse documento que está sendo sistematizado em cada uma das regiões para dar origem ao documento nacional. Nós agradecemos imensamente a Seduc pelo acolhimento e por ter participado das discussões conosco", finalizou.

O evento "Seminários do programa Escola em Tempo Integral: Princípios para a Política de Educação Integral em Tempo Integral" foi transmitido ao vivo no Youtube do Ministério da Educação.

 

Texto: Bruno Magno / Ascom Sedcu