Em dia de intervenção pedagógica, escolas estaduais desenvolvem estratégias de aprendizado

Secretaria de Estado de Educação de Minas Gerais

30.08.2019

Nas escolas da rede estadual de ensino, as últimas semanas do mês de agosto foram voltadas para o replanejamento das ações pedagógicas. Cada unidade escolar teve a oportunidade de analisar quais ações foram eficazes e as que precisavam ser revistas. Nesta sexta-feira (30/8), as escolas se organizaram para realizar atividades da ‘3ª ação de intervenção pedagógica”, que teve como tema “Corrigindo rumos: estabelecendo novas trajetórias”.

Na Escola Estadual Aarão Reis, em Belo Horizonte, foram realizadas atividades práticas. A vice-diretora da escola, Maria de Lourdes Araújo de Paula, destacou a importância da intervenção nesta época do ano. “ Agora que já se passaram dois bimestres conhecemos bem as dificuldades dos alunos e o professor pode criar condições para que ele consolide as habilidades que ainda não venceu”.

Alunos da Escola Estadual Aarão Reis estudaram ciências na prática. Foto: Arquivo da Escola

Alunos da Escola Estadual Aarão Reis estudaram ciências na prática. Foto: Arquivo da Escola

Nas aulas de língua portuguesa, a professora Vilma Dias utilizou os gêneros textuais para trabalhar as quatro modalidades da língua: ler, escrever, falar e ouvir. “Pedi que os alunos se reunissem em duplas ou grupos e escolhessem um gênero. A partir desse trabalho, consigo focar mais naquilo que percebo que os alunos mais têm dificuldade, que é a leitura e a escrita”, contou a professora.

Já a professora Leslie Aparecida Maia Lima utilizou a poesia e a música para trabalhar a intervenção. O projeto “Música na escola” terá continuidade até o mês de novembro. Nesta sexta, os alunos participaram de uma palestra sobre o tema.

O aluno do 9º ano do ensino fundamental, Sansley Henrique dos Santos, elogiou as ações de intervenção realizadas pela escola. “Eu estava com dificuldades em matemática e língua portuguesa, mas os professores me deram um pouco mais de atenção e com essas atividades consegui esclarecer minhas dúvidas”.

Na Escola Estadual José Bonifácio, em Poço Fundo, as ações já acontecem há uma semana e a culminância foi realizada hoje. “Os professores estão trabalhando de maneira lúdica e contextualizada. Utilizaram o laboratório de ciências e o quiosque de leitura”, relata o diretor da escola, Erivelton Giovani Ramos.

Na Escola Estadual José Bonifácio também foram realizadas várias atividades lúdicas. Foto: Arquivo da Escola

Na Escola Estadual José Bonifácio também foram realizadas várias atividades lúdicas. Foto: Arquivo da Escola

A aluna do 6º ano do ensino fundamental, Mariany Caliari, conta como a intervenção a ajudou. “Nós estudamos sobre gêneros textuais, geometria e fotossínteses. Eram conteúdos que eu tinha dificuldade. A professora passou vídeos e fomos para o quiosque de leitura. Foram atividades muito legais”.

Para a professora do 5º ano do ensino fundamental, Verônica Lourdes da Silva Alves, as atividades realizadas nos dias de intervenção deveriam ser constantes na escola. “Cada dia da semana eu trabalhei uma dificuldade dos alunos usando jogos, gibis e vídeos. Para o fechamento, estamos fazendo um soletrando e os alunos estão adorando. Acho que é uma tática que devemos usar mais vezes”, pontuou a professora.

As ações de intervenção pedagógica estão previstas no Calendário Escolar, por meio da Portaria SEE n° 248/2019. As duas primeiras ações aconteceram em dois sábados letivos: 30 de março e 29 de junho.

Trabalho constante

No município de Sete Lagoas, a Escola Estadual Professor Rousset já desenvolve ações constantes de intervenção pedagógica. Os alunos que consolidam os conteúdos auxiliam os que apresentam alguma dificuldade, como conta o aluno do 3°º ano do ensino médio, Brendo Kenedy Marques Martins: “Teve um período que eu precisei muito dessa ajuda. A única matéria que eu não tinha dificuldade era matemática. Tinha um colega que me monitorava. Hoje minhas notas melhoraram e já sou monitor”.

Na Escola Estadual Professor Rousset a intervenção é constante. Foto: Arquivo da Escola

Na Escola Estadual Professor Rousset a intervenção é constante. Foto: Arquivo da Escola

Segundo a diretora da escola, Emilene Dias, os momentos de intervenção previstos no calendário escolar são importantes, porque aproximam professores e alunos. “Nestes momentos, em que o calendário determina uma data para a ação, nós intensificamos o trabalho lúdico e realizamos oficinas. É um momento importante dos alunos e professores se aproximarem mais e isso facilita o processo de aprendizagem”, conta Emilene.
A diretora completa ainda a importância da escola replanejar suas ações. “Nós reunimos para avaliar os avanços da escola e nos apropriamos dos resultados para assim dar continuidade ao nosso trabalho”, conclui.