Em Culturama, Projeto de Treinamento em Xadrez é destaque na Escola Estadual Jonas Belarmino da Silva

Mato Grosso do Sul

27.03.2025

Na Escola Estadual Jonas Belarmino da Silva, localizada no distrito de Culturama, em Fátima do Sul, a modalidade de Xadrez tem ganhado espaço e destaque, com o desenvolvimento do Projeto de Treinamento em Xadrez do Prodesc (Programa MS Desporto Escolar), que atende os estudantes em tempo integral.

De acordo com a profissional de Educação Física Ana Carolina Schiavo Rocha de Araújo Medeiros, responsável pelo projeto na unidade escolar de Culturama, a iniciativa busca proporcionar uma experiência única de aprendizado e aprimoramento, além de fomentar a cultura esportiva na região.

“O projeto oferece uma abordagem completa de treinamento. Desde o ensino básico para iniciantes até o aprimoramento de técnicas avançadas para jogadores experientes, os participantes têm a oportunidade de desenvolver habilidades analíticas, tomar decisões estratégicas e melhorar seu desempenho no tabuleiro”, salienta Ana Carolina.

Além disso, o programa de treinamento tem o objetivo de integrar diferentes faixas etárias, promovendo o xadrez como uma atividade acessível e inclusiva. “Ao unir teoria e prática em sessões dinâmicas, o projeto tem contribuído para despertar o interesse de novas gerações pelo esporte, sendo mais do que uma simples iniciativa esportiva, mas concretizando-se como uma ação que inspira, desafia e transforma vidas”, menciona diretor Sidnei Ferreira Rocha,

Prodesc

O Programa MS Desporto Escolar – Treinamento Desportivo é desenvolvido pela Setesc (Secretaria de Estado de Turismo, Esporte, Cultura), Fundesporte (Fundação de Desporto e Lazer de Mato Grosso do Sul), articulado com a SED (Secretaria de Estado da Educação), por intermédio do NESP  (Núcleo de Esportes-NESP/SUPRE/SED).

O Prodesc tem como objetivo, promover a formação e desenvolvimento esportivo dos estudantes-atletas da REE, possibilitando condições e oferecendo suporte para treinamento especializado aos estudantes interessados das escolas estaduais, em ações cooperadas em ambiente de integração, que permita intercambio e experiências, sistemas, metodologias e soluções.

“O Programa é um instrumento essencial para efetivação de políticas públicas voltadas para o desporto escolar/educacional, base sustentável para o fortalecimento das competências esportivas e estímulo ao desenvolvimento das potencialidades dos estudantes-atletas”, lembra o supervisor de Xadrez Rodrigo Alves Batista.

Adersino Junior, SED

Fotos: Arquivo escolar.