Em Chapadão do Sul, EE Augusto Krug Netto encerra 2022 com culminância de diversos projetos

Mato Grosso do Sul

04.01.2023

A Escola Estadual Augusto Krug Netto, que oferta ensino em tempo integral, por intermédio do Programa “Escola da Autoria”, para 5 turmas de Ensino Médio e 6 turmas do Ensino Fundamental II, no município de Chapadão do Sul, encerrou o ano letivo de 2022 com diversos projetos, entre eles o da “Feira Científica”, “”Máquinas Simples” e “Pizza Literária”

Feira Científica      

A unidade desenvolveu o projeto “Feira Científica” com os estudantes do Ensino Fundamental e Ensino Médio, nos componentes curriculares de: Ciências, Ciências Integradas, Matemática, Física, Química, Biologia, Matemática Criativa, Eletiva I, Intervenção Comunitária, sob a orientação dos professores: Adriane, Cristiano, Cássio, Daniel, Nayara, Mayara, Bruna, Rosemeire, Paulo e Rebeca.

Foi um projeto desenvolvido de forma multidisciplinar, onde vários componentes curriculares estavam envolvidos, focando em um só projeto com a finalidade de complementar, somando quantidade suficiente de trabalhos para serem apresentados.

 O projeto consistiu, primeiramente, na divulgação do projeto na escola, mostrando a importância do mesmo para o aprimoramento das formas de se construir o conhecimento e seus resultados no aprendizado efetivo dos estudantes. Separação dos grupos e orientações sobre a elaboração do projeto para a feira.

Divulgação das regras e processos para o recebimento de inscrições, avaliação e seleção de trabalhos científicos para a “Feira Científica”, na escola. Testes dos trabalhos Científicos e desenvolvimentos de maquetes. Culminância com apresentações ao público.

Objetivo – Foi de despertar o interesse pela investigação científica. Contribuir para o desenvolvimento dessas habilidades em sala de aula de forma interdisciplinar, criativa e contextualizada, oportunizando aos estudantes trabalharem dentro dos moldes científicos, desenvolvendo e/ou aperfeiçoando seu projeto em grupo, valorizando a ciência a vivência em grupo. Dar a todos uma visão da ciência como um instrumento de construção humana, acessível a todos.      

Pensamento Científico - A Competência da BNCC desenvolvida nesse projeto foi o pensamento científico, crítico e criativo - O pensamento crítico leva o aluno a ter curiosidade intelectual e fazer uso da ciência de forma criativa e crítica. Assim, pode investigar causas, testar hipóteses, re solver problemas e criar soluções.

Comunicação - Utilizar diferentes linguagens – verbal (oral ou visual-motora, como Libras, e escrita), corporal, visual, sonora e digital –, bem como conhecimentos das linguagens artística, matemática e científica, para se expressar e partilhar informações, experiências, ideias e sentimentos em diferentes contextos, além de produzir sentidos que levem ao entendimento mútuo.

“O projeto “Feira Científica” desenvolveu nos alunos a capacidade de pesquisar, investigar, testar hipóteses sendo os protagonistas dessa ação”, finaliza diretora Maristela Dutra Pevelari.

Máquinas Simples

Foi desenvolvido o projeto máquinas simples em todas as turmas do Ensino Médio, desenvolvido nas disciplinas de: Arte - sob a orientação dos professores Maria Rosa Alves (Física), Cristiano Araújo (Língua Inglesa), Letícia de Paula Silva, Alzira Maria Rezende Pereira de Souza e Roberta Casagrande (Língua Portuguesa) e na disciplina de História como orientadores os professores; Ana Paula de Jesus e Francieldo Leonardo de Souza.

 Foi um projeto interdisciplinar que envolveu vários componentes curriculares e isso contribuiu para o enriquecimento do projeto, pois foi apresentado um pouco de conteúdo em cada componente fazendo com que o mesmo se tornasse mais amplo e com uma bagagem maior.

As máquinas simples são as bases do funcionamento de qualquer outro dispositivo mecânico mais complexo. Apesar da simplicidade, esse tipo de aparato trouxe grandes avanços para a humanidade. Isso aconteceu porque uma máquina simples é capaz de alterar a intensidade de uma força. Além disso, ela também pode mudá-la de direção ou de sentido.

Objetivo - Resgatar o conteúdo relacionado a máquinas simples para o segundo e terceiro anos do ensino médio, além da introdução do conteúdo ao primeiro ano do ensino médio. Discutir aplicação, ao longo da história, das máquinas simples e propor soluções e invenções para realização de tarefas mecânicas cotidianas.

Além de despertar curiosidade pelo conhecimento e enfrentar desafios. Produzir textos de caráter científico. Aprender em Inglês os tipos de máquinas simples.

 

Em História foi realizado pesquisa na STE, ondes os alunos assistiram ao vídeo sobre “O Turco” que fala de uma máquina fantástica de jogar xadrez, supostamente provida de inteligência artificial, e na sequencia desenvolveram cartazes e a linha do tempo sobre as máquinas simples.

No componente curricular de Física os alunos receberam a explicação sobre o conteúdo máquinas simples iniciando com a recapitulação do conteúdo sobre força, trabalho e posteriormente entraram no conteúdo que realmente interessa, conceituando e conhecendo os tipos de maquinas simples e seus usos nosso cotidiano.

O desenvolvimento realizado em Língua Inglesa pelos estudantes foi a confecção de um jogo da memória sobre as máquinas simples e colocaram em prática o jogo que desenvolveram.

A confecção das máquinas simples utilizadas no dia a dia e os autômatos na qual possui diversas máquinas simples foi realizada no componente curricular de Arte.

Os discentes ficaram responsáveis por escreverem um resumo de caráter científico e as palavras-chaves na disciplina de Língua Portuguesa sobre o projeto desenvolvido.

Na culminância do projeto contamos com a participação de aluna como oradora e os demais estudantes apresentaram os trabalhos que foram desenvolvidos no decorrer do projeto, assim despertamos os protagonistas de verdade nos estudos e como resultado disso podemos perceber o sentimento motivacional e emocional desprendidos pelos participantes durante o evento até mesmo com relação a plateia que observava tudo com grande interesse.

Dessa forma o projeto contemplou a 2ª competência da BNCC- Pensamento Científico, crítico e criativo.  Diante dos trabalhos propostos os estudantes tiveram a oportunidade de analisar e dar as suas opiniões, ir em busca de informações para comprovar de fato se eram verdadeiras ou não e usaram a criatividade para desenvolver os trabalhos.

Para estudante do 2º ano do EM Gabrielly Cavassani Veiga o projeto foi valioso, “aperfeiçoamos a parte de recorte e colagem, decoramos e encaramos desafios (quando criamos os autômatos), trabalhamos em equipe e houve bastante dificuldades ao montar esse trabalho, mas conseguimos concluir”.

Gabreile disse ainda sobre o aprendizado “Aprendemos que trabalhar e dividir as tarefas em grupo é fundamental, pois o mercado de trabalho espera profissionais que trabalham em equipe porque quando eu não tenho habilidade o outro colega contribui fazendo com que todo o trabalho tenha êxito. O mais legal do trabalho em equipe é poder ver o seu melhor se transformar em excelência com a força dos outros integrantes. O sucesso nasce do querer, da determinação e persistência em se chegar a um objetivo. Mesmo não atingindo o alvo, quem busca e vence os obstáculos, no mínimo fará coisas admiráveis”, conclui Gabrielly.

Já a estudante do 1º ano do EM Gabrielly Vieira Spigote, falou da importância dos componentes, “nós da Escola Estadual Augusto Krug Netto especificamente o Ensino Médio, realizamos um projeto chamado máquinas simples, envolvendo os componentes curriculares de: Arte, Física, Língua Portuguesa, Língua Inglesa e História, onde cada uma teve seu papel específico no projeto. Aprendemos a trabalhar melhor em equipe e obtivemos o conhecimento sobre as máquinas simples”.

Crislaynne da Silva, do 3º A do Ensino Médio lembrou da história dO Turco, “foi bem proveitoso para todos os estudantes. Nesse projeto ampliamos nosso conhecimento de diversas formas, como conhecimento da história de O Turco. Eu não conhecia a história dessa máquina, foi bem interessante, além de poder ver uma encenação dos alunos sobre ela, o que tornou o projeto divertido. Além do mais, houveram outras apresentações e trabalhos desenvolvidos bem criativos e legais”.

Pizza Literária

O projeto “Pizza Literária” foi desenvolvido com as turmas do 6º ano do Ensino Fundamental, nos componentes curriculares de: Arte, Língua Portuguesa, e Práticas Linguíticas, sob a orientação das professoras: Carla Roberta da Silva, Daniela Gonçalves da Cunha do Amaral e Jéssica Ponciano Silva.

Foi um projeto interdisciplinar que envolveu três componentes curriculares e que contribuiu para o seu enriquecimento, pois foram desenvolvidos conteúdos de cada componente, fazendo com que se tornasse mais amplo e com uma bagagem maior em relação à aprendizagem.

 O projeto consistiu em escolher um livro e, após a leitura dele, construir uma “pizza literária”. Em cada “fatia”, havia um breve resumo da história lida e a sua estrutura narrativa. Cada dupla de estudantes recebeu uma caixa de pizza, de papelão.

Dentro da caixa, as fatias foram feitas em folhas sulfite, nas quais foram escritos (pelos alunos) os tópicos principais da obra lida (narrador, personagens, tempo, espaço, enredo, partes importantes da narrativa, clímax). Também a tampa da caixa de pizza foi decorada e ilustrada, contendo o nome do autor e da obra escolhida, em destaque, representando a “capa do livro/pizza”.

Objetivo é de inserir os estudantes no universo de leitura de narrativas literárias e incentivar a expressão da criatividade artística, diante das histórias fictícias. As competências da BNCC desenvolvidas nesse projeto foram:

 Conhecimento - Valorizar e utilizar os conhecimentos historicamente construídos sobre o mundo físico, social, cultural e digital para entender e explicar a realidade, continuar aprendendo e colaborar para a construção de uma sociedade justa, democrática e inclusiva.

Repertório cultural - Valorizar e fruir as diversas manifestações artísticas e culturais, das locais às mundiais, e também participar de práticas diversificadas da produção artístico-cultural.

Comunicação - Utilizar diferentes linguagens – verbal (oral ou visual-motora, como Libras, e escrita), corporal, visual, sonora e digital –, bem como conhecimentos das linguagens artística, matemática e científica, para se expressar e partilhar informações, experiências, ideias e sentimentos em diferentes contextos, além de produzir sentidos que levem ao entendimento mútuo.

Cultura digital - Compreender, utilizar e criar tecnologias digitais de informação e comunicação de forma crítica, significativa, reflexiva e ética nas diversas práticas sociais (incluindo as escolares) para se comunicar, acessar e disseminar informações, produzir conhecimentos, resolver problemas e exercer protagonismo e autoria na vida pessoal e coletiva.

O projeto “Pizza Literária” apresentou para os estudantes dos 6º anos uma visão ampla, envolvendo inúmeros problemas que o mundo atual vem enfrentando, pós pandemia, com relação à alfabetização. Foi desenvolvido proporcionando aos alunos uma diversidade, com participação ativa, ampliando os conhecimentos linguísticos, literários, culturais e artísticos dos estudantes.

Adersino Junior, SED/MS