Em Buíque, Secretaria de Educação e Esportes promove décima edição da Caravana da Educação

Pernambuco

01.07.2019

O município de Buíque, localizado no Agreste pernambucano, recebeu, na última sexta-feira (28), a décima edição Caravana da Educação. A ação, promovida pela Secretaria de Educação e Esportes do Estado, envolveu cerca de 600 estudantes das escolas jurisdicionadas à Gerência Regional de Educação (GRE) Sertão Moxotó – Ipanema. A Escola Técnica Estadual (ETE) Jornalista Cyl Gallindo sediou os polos Cultural e Esportivo. Paralelamente, no auditório da unidade, a comitiva da pasta comandou reunião de Pactuação de Metas, uma das atividades mais importantes do calendário anual da educação. 

Marcado por cores, o polo Cultural contou com uma programação intensa de coreografias e apresentações culturais. No palco do espaço, os estudantes mostraram a cultural regional através da quadrilha e do xaxado. A Xaxadrilha, da Escola de Referência em Ensino Médio (EREM) José Emílio de Melo, de Tupanatinga, mostrou a riqueza da dança genuinamente pernambucana. “Nosso grupo faz apresentações em muitos lugares da região, mas a Caravana da Educação tem um gostinho especial. Estamos muito felizes em poder mostrar nossa cultura em outra escola, com tantos estudantes de todos os lugares”, ressaltou Estefani da Conceição, estudante da unidade. 

Da vizinha Arcoverde, a EREM Senador Vitorino Ferreira trouxe a Quadrilha Pisa na Fulô. Um dos integrantes, o estudantes José Jefferson, que interpreta o noivo na apresentação, contou que a cultura é uma paixão. “Unir cultura e educação é muito importante, a dança nos transforma, é o momento de sonhar, de viver intensamente e eu, particularmente, sou apaixonado pela nossa cultura. Então, estar aqui, mostrando para outros jovens o quanto nosso patrimônio cultural é rico, me deixa muito lisonjeado”, ressaltou. 

No polo Esportivo, na quadra da unidade, os estudantes participaram de atividades como  futsal, judô, jiu-jitsu, dominó e jogos de dama e xadrez. Na área do judô, os estudantes puderam conhecer mais um pouco do esporte com o judoca Kayo Fabrício. Natural de Arcoverde, o atleta, que é beneficiado do Programa Bolsa Atleta, do Governo do Estado de Pernambuco, ocupa a primeira posição no ranking brasileiro e carrega o título de campeão dos Jogos Escolares de Pernambuco (JEPs) e dos Jogos da Juventude, ambos em 2018. “É muito importante motivar os jovens na prática esportiva, temos muitos atletas bons na região que precisam ser incentivados. Nas escolas, podemos ver como é grande a quantidade de jovens que gostam de Judô e aqui na Caravana podemos ver isso bem de perto”, pontuou Kayo. 

Em outra área da escola, os estudantes participaram de competições de jogos de tabuleiro. O estudante da ETE Jornalista Cyl Galindo, Lucas Silva Delgado, estava atento a cada jogada. “Foi muito divertido participar da Caravana, além de conhecer mais um pouco da cultura da região ainda podemos conhecer mais sobre esportes, alguns até que não temos oportunidade de participar. Foi uma manhã muito bacana”. O polo também recebeu a ex-nadadora e primeira pernambucana a participar de uma Olimpíada, Adriana Salazar, que junto com o secretário de Educação e Esportes, Fred Amancio e o secretário executivo Diego Perez, entregaram o kit esportivo a unidade de ensino. 

“A caravana é um momento muito especial para a educação, um momento onde pactuamos as nossas metas e onde realizamos uma troca de energia muito boa com os polos cultural e esportivo. É um trabalho realizado de forma integral. Reunir todos os momentos em um único é marcante para as nossas escolas”, declarou Maria Ângela Andrade, gestora da GRE. A iniciativa, que em 2018 mobilizou mais de 20 mil estudantes, já passou neste ano pelas cidades de Recife, Igarassu, Cabo de Santo Agostinho, Bezerros, Nazaré da Mata, Belo Jardim, Capoeiras, e Vertente do Lério.