EM BRASÍLIA | Secretária de Educação participa de reunião para discutir políticas públicas voltadas aos povos indígenas

Roraima

21.10.2019

Por: Mágida Azulay Khatab

Fotos: Ascom/Seed 

Com o intuito de promover políticas públicas de forma intersetorial para assegurar os direitos dos povos indígenas, a secretária de Educação e Desporto de Roraima, Leila Perussolo, participou no último dia 17, em Brasília (DF) de uma reunião na Secretaria de Promoção da Igualdade Racial.                              

Participaram do encontro a secretária Nacional de Políticas de Promoção da Igualdade Racial, Sandra Terena, a secretária Especial de Saúde Indígena do Ministério da Saúde, Silvia Waiâpi; além das secretárias estaduais Cecília Lorezom (Saúde) e Joilma Teodora (do Índio).

As tratativas do encontro foram no sentido de assegurar os direitos dos povos indígenas de Roraima no âmbito da saúde, educação e também quanto a projetos de desenvolvimento de arranjos produtivos voltados à agricultura indígena.

“É importante destacar a união de esforços. Estamos trabalhando a transversalidade das pautas entre os estados, municípios e a União. É o Governo Federal juntando os esforços para apresentar resultados concretos para a comunidade, nesse caso, para as populações indígenas do Estado de Roraima”, enfatizou Sandra Terena.

A secretária Leila Perussolo avaliou como positiva a reunião e destacou a importância do trabalho integrado entre as secretarias estaduais e também as diferentes esferas de poder.

“A reunião foi extremamente positiva, pautada em alinhamentos normativos e em princípios ancorados à realidade locorregional. Apresentamos levantamentos de diagnósticos identificados na atual gestão das respectivas secretarias, com olhar intersetorial para a proposição das políticas públicas”, informou a secretária Leila Perussolo.