Em Brasília, estudantes da rede estadual do Pará participam de Torneio Nacional de Robótica

Pará

28.02.2024

Com o nome inspirado nos cortejos-arrastão do grupo musical Arraial do Pavulagem, em Belém, a equipe ‘Pavulagem’ irá representar a rede estadual de ensino do Pará no Torneio SESI de Robótica First Lego League, o maior torneio de robótica educacional do Brasil, que inicia nesta quarta-feira (28) e segue até o dia 2 de março, em Brasília, Distrito Federal.

"É um orgulho imenso saber que nossos estudantes estão alçando voos cada vez mais altos a partir de uma atuação de excelência dos nossos professores, aqui especialmente o professor Rafael. A equipe Pavulagem representa a todos os estudantes do Pará que, sem dúvidas, vão se inspirar com a conquista e desenvolver iniciativas tão incríveis quanto. Temos estudantes e uma equipe capaz de ir além. Boa sorte para a equipe Pavulagem em Brasília. Independentemente do resultado, eles já são nossos vencedores e voltarão com uma bagagem imensa para compartilhar com os colegas”, disse Rossieli Soares, secretário de Estado de Educação do Pará.

Jean Serrão, Maria Eduarda Barbosa, Luiz Gabriel da Silva, Thyla Moraes, Jéssica Aguiar e Gustavo Lima, tendo como mentora, Emilly Trindade, fazem parte da única equipe de escola estadual do Pará, na qual desenvolveu seu trabalho conforme o tema central do Torneio, Arte e Ciência.

“Minha sensação e expectativa para essa nova etapa é muito grande e de importância não só para mim, mas para os outros também. Penso que todos vão dar o seu melhor e o seu máximo no Torneio e vamos conseguir, mostrar mais uma vez que a escola pública pode e tem a capacidade de vencer”, disse a estudante, Maria Eduarda Barbosa. 

O instrutor da equipe, professor Rafael Herdy, fala dos benefícios da atividade para os estudantes e sobre acompanhar a equipe mais uma vez para o Nacional. “Como professor orientador, levar pela terceira vez uma equipe para o Torneio Nacional de Robótica é uma experiência emocionante e gratificante. Ver o crescimento e evolução dos alunos ao longo destas jornadas é algo inspirador. Cada desafio superado, cada obstáculo enfrentado e cada conquista alcançada reforçam ainda mais a importância do trabalho em equipe. Estou orgulhoso dos nossos alunos e confiante de que eles representarão as escolas públicas paraenses e nossa região com excelência mais uma vez”, conta o professor. 

“É uma emoção muito grande por estar participando e levar de novo o nome da escola pública em um torneio nacional, em que a nossa equipe se esforçou muito para conseguir esse feito e lá conheceremos outras culturas e outras equipes”, disse Emilly Trindade, mentora do grupo. 

Torneio - O torneio avalia quatro categorias principais: Core Values, momento em que é avaliado o trabalho em equipe e o respeito mútuo; o Desafio do Robô, quando as missões realizadas na mesa de competição são julgadas; Design do Robô, quando é avaliada a utilização da tecnologia LEGO®️ Mindstorm para o desenvolvimento do desenho mecânico dos robôs e por fim, a categoria Projeto de Inovação, quando os competidores apresentam propostas de solução para um problema do mundo real, na temporada atual o tema foi “Masterpiece”.

 

Texto: Bianca Rodrigues / Ascom Seduc