Escola estadual chega aos 120 anos de portas abertas para a educação

Pará

26.04.2023

A surpresa para a comemoração do aniversário de 120 anos da Escola Estadual José Veríssimo, veio em uma réplica de um Buick 1904 passeando pelas ruas do bairro de Batista Campos, em Belém. A bordo, o motorista e dois personagens da época fizeram a alegria dos alunos do colégio centenário. 

A diretora da escola, Cristina Assunção, disse que a festa de aniversário foi pensada para ser um momento de voltar no tempo, reviver a história e comemorar as conquistas da educação que vieram a partir da fundação do colégio, em 1903.

“Um dia muito especial. São 120 anos educando. A escola resiste ao tempo. Continuamos com o mesmo trabalho de qualidade, professores comprometidos, uma escola renovada. Estamos revivendo e celebrando toda essa importância. A escola tem um significado muito grande para o Estado, é uma referência na formação de cidadãos”, ressaltou a diretora. 

O professor de Ensino Religioso, Maiko Martins, foi quem encenou o fundador da escola, o jornalista, professor, educador, crítico e historiador literário, José Veríssimo, que nasceu em Óbidos, no Baixo Amazonas, em 1857. “A gente constrói uma relação afetiva com a escola, desde a minha época de aluno eu percebia isso. É como um abraço. Os alunos se sentem acolhidos aqui. Isso faz uma diferença muito grande, não só na formação deles, enquanto pessoas, mas na relação deles com a escola”, enfatizou o educador.

A programação reuniu os estudantes no pátio da escola para comemorar 120 anos de portas abertas para a educação. Para relembrar as memórias, uma exposição fotográfica reuniu cenas históricas de um legado que a agente de portaria, Irene Matos, carrega no coração.  “Festejo hoje 38 anos trabalhando na escola. Minha filha estudou aqui, meu neto estuda agora e eu me sinto muito feliz, grata e emocionada de fazer parte dessa história”, compartilha a funcionária mais antiga da escola. 

Com 450 alunos nos ensinos fundamental e médio, a Escola Estadual José Veríssimo é uma das mais antigas do Pará. A construção do prédio se tornou referência como modelo arquitetônico para a construção de novos espaços de aprendizagem pelo estado. O colégio passou por obras de reconstrução e ampliação em 2020.

Esthefany Barros, aluna do 3º ano, lembra dos bons momentos que viveu desde o 7º ano no colégio. “Chega a ser bem emocionante falar disso. Vimos a reforma da escola, somos a primeira turma do ensino médio. Aqui é um lugar de muito acolhimento e é muito bonito ver toda essa festa. Temos todo o apoio e é muito gratificante estar aqui. Vai deixar saudades!” compartilhou a aluna.