Em Ananás, Escola Paroquial São Pedro realiza Sarau de Poesia on-line

Tocantins

28.04.2021

Juliana Carneiro/Governo do Tocantins

Em meio à pandemia do novo coronavírus, escolas procuram alternativas criativas para desenvolverem as práticas educacionais em segurança. Pensando nisso, a Escola Paroquial São Pedro, em Ananás, realizou o tradicional Sarau de Poesia, mas desta vez de forma on-line, como culminância da disciplina de língua portuguesa, referente ao fechamento do ano letivo do 6º ao 9º ano de 2020.

O sarau realizado, anualmente, de forma presencial em uma grande mostra cultural para toda a comunidade escolar, teve de ser reinventado e adaptado para acontecer de forma on-line. Possibilitando assim, não só que a comunidade escolar participasse, mas que todos os interessados e seguidores do projeto, na plataforma do Instagram, pudessem prestigiar o material produzido pelos estudantes, baseado nas obras do escritor brasileiro, Manuel Bandeira.

O evento foi organizado pelas professoras de língua portuguesa, Julice da Silva Araújo, Rita Leude de Sousa Pereira e Bruna Michelle Alves dos Santos. Para Bruna Michelle, a iniciativa abre inúmeras possibilidades. “O projeto oportunizou a prática de uma metodologia nova, ativa e focada, não só na culminância da disciplina, mas na aprendizagem dos alunos em relação a um novo nicho de mercado, pelo qual eles demonstram interesse, o de produzirem, editarem, e postarem conteúdos interessantes na internet, capazes de atingir vários públicos”. 

Por fim, a professora destacou o quão gratificante foi poder verificar os resultados positivos do sarau. “Ficamos muito satisfeitos em ver a culminância do projeto, são muitos os desafios da modalidade de ensino remota, mas estamos vencendo com muito foco, determinação e colaboração de pais e alunos”. 

A estudante da 8º ano, Anna Cecília Pereira de Sousa, de 13 anos, que é fã de poesia e que tem como suas disciplinas preferidas, português, matemática e história, ressalta que o método remoto requer mais foco e disciplina, mas que os professores sempre estiveram disponíveis.

“Foi uma experiência nova. Nós, alunos e professores, tivemos que nos adaptar a esta nova forma de estudo, mas para mim deu certo. Quando soube que teríamos que estudar sobre Manuel Bandeira, fiquei super animada, já tinha falado sobre alguns de seus trabalhos. Quando tive que gravar um vídeo recitando um de seus poemas, fiquei um pouco tímida, mas fiz e ficou bom. Então quando produzi um pequeno poema, fiquei feliz e satisfeita, pois sempre gostei de escrever”, contou.