Secretário Washington Bandeira realiza visita técnica às obras de construção de nova escola em Alvorada do Gurguéia

Piaui

03.07.2023

No último sábado (01), o Secretário da Educação, Washington Bandeira, acompanhou o governador Rafael Fonteles em visita ao município de Alvorada do Gurguéia. Pela manhã, os gestores puderam acompanhar de perto o andamento das obras do prédio onde funcionará uma nova unidade escolar no município do sul do Estado, que fica a 517 km de Teresina.

O Governo do Piauí, por meio da Secretaria de Estado da Educação (SEDUC), está investindo R$ 2.596.130,08 na construção do prédio que irá beneficiar os alunos matriculados na Escola Agrícola do DNOCS, unidade escolar jurisdicionada à 14ª Gerência Regional de Educação (14ª GRE). A nova escola contará com oito salas de aula climatizadas, laboratórios de informática e ciências, biblioteca, refeitório e cozinha, banheiros, subestação, além de uma ampla área de lazer incluindo uma quadra poliesportiva com vestiários. “Será uma escola estadual com tudo o que uma escola de excelência deve ter. Alvorada do Gurguéia é destaque na agricultura e fruticultura. Vamos ter laboratórios em parceria com os grandes produtores de sementes da região para ensinar agrotécnica. Teremos ensino médio, técnico e EJA”, afirma o governador Rafael Fonteles.

O Secretário Washington Bandeira informou que a obra deverá ser concluída no mês de setembro deste ano e que a escola passará a funcionar em Tempo Integral a partir de 2024. “Com conclusão prevista para o mês de setembro, o novo espaço educacional terá uma estrutura modernizada para ofertar a modalidade de Tempo Integral alinhada com o Ensino Profissional, Técnico e Tecnológico com foco na agrotécnica. Com um ambiente favorável para o desenvolvimento de estratégias pedagógicas mais eficientes, os nossos estudantes poderão ter maior qualidade de ensino e maiores oportunidades para construção de um futuro promissor”, afirma.

Universalização do Ensino de Tempo Integral

O Tempo Integral é a grande aposta do Governador Rafael Fonteles para melhoria dos índices educacionais no estado. Já nos primeiros 100 dias de gestão, por meio do Projeto “Ser Integral Faz Diferença”, 104 escolas de Ensino Médio Regular foram transformadas em Tempo Integral, totalizando 200 Unidades de Ensino ofertando a modalidade. “Até 2025, todas as escolas da Rede Pública Estadual que ofertam Ensino Médio terão o seu horário ampliado, passando a funcionar em Tempo Integral com Ensino Profissional e Técnico”, garante o secretário.  O projeto de universalização do Ensino Médio de Tempo Integral com Ensino Profissional, Técnico e Tecnológico Integrado faz parte do “Acelera Seduc”, o maior programa de fortalecimento das ações educacionais do Piauí.