Em alusão ao Dia Nacional de Luta da Pessoa com Deficiência, estudantes surdos participam de atividade na Assembleia Legislativa

Tocantins

21.09.2023

Estudantes surdos atendidos pelo Centro de Atendimento Educacional Especializado Márcia Dias Costa Nunes (Caee), da Secretaria de Estado da Educação (Seduc), participaram de momento comemorativo do Dia Nacional de Luta da Pessoa com Deficiência na Assembleia Legislativa, nesta quinta-feira, 21. Os alunos apresentaram o Hino Nacional Brasileiro na Língua Brasileira de Sinais (Libras).

A luta por acessibilidade, emprego, educação e respeito às diferenças são diárias para as pessoas com deficiência. O Dia Nacional de Luta da Pessoa com Deficiência foi instituído pela Lei n° 11.133/2005, com o objetivo de conscientizar sobre a importância do desenvolvimento de meios de inclusão das pessoas com deficiência na sociedade.

No Tocantins, o atendimento da Educação Especial integra as ações do Programa de Fortalecimento da Educação (Profe). Neste ano, 450 turmas da rede estadual de ensino recebem suporte por meio das salas de recursos multifuncionais, dotadas de equipamentos, mobiliários, materiais pedagógicos e de acessibilidade, buscando atender as especificidades dos alunos.

Além das escolas regulares e especiais, a rede estadual conta ainda com o Caee, localizado em Palmas, que atende 123 pessoas com deficiências. Dentre as ações de ampliação previstas pelo Profe está a implantação gradual de centros de Atendimento Educacional Especializado em outras regiões do Estado.

Para a gerente de Educação Inclusiva e Acessibilidade da Seduc, Paola Regina Martins, a data evidencia o potencial e a inclusão social que se deve ter com este público a fim de promover cada vez mais a independência e autonomia dos estudantes. “No âmbito educacional, é preciso que se tenha atenção ao plano de ensino individualizado, com base nas estratégias e nas possibilidades que venham favorecer o desenvolvimento pedagógico e acadêmico destes estudantes”.

Lenna Borges/Governo do Tocantins

Edição: Caroline Spricigo

Revisão Textual: Marynne Juliate