Eletiva da EE Prof. Emygdio Campos Widal pede fim de preconceito e descriminação

Mato Grosso do Sul

12.12.2017

A Escola Estadual Professor Emydgio Campos Widal, de Ensino Médio em Tempo Integral – Escola da Autoria, do bairro Villas Boas, Campo Grande (MS), com muita criatividade criou a disciplina eletiva “Se é pra tombar, tombei”, sob orientação das professoras Claudia de Sales Campos e Iranilza Buque do Vale. A disciplina articula conhecimentos de Sociologia e Literatura, visando proporcionar o enriquecimento literário contextualizado às relações sociais de gênero. Nas eletivas, os estudantes aderem livremente, não sendo agrupados por ano/série, e ampliam seus saberes em diferentes áreas do conhecimento.

Uma das ações da eletiva “Se é pra tombar, tombei” são as “Leituras de Gênero e Diversidade”, realizadas para propor aos estudantes uma reflexão sobre os mecanismos socioculturais que desencadeiam relações preconceituosas e discriminatórias, pois a escola acredita ser importante incorporar ao currículo escolar ações e projetos que visem a construção de relações de convívio mais democrático entre os estudantes. Entre os temas abordados estão a construção histórica e social da desigualdade entre os gêneros, a caracterização das personagens femininas nas escolas literárias, Lei Maria da Penha e diversidade sexual.

De acordo com a professora de Língua Portuguesa Iranilza Fátima do Vale, o principal objetivo desta eletiva, ampliar o pensamento crítico dos jovens, foi alcançado. “Entre tantos temas pertinentes, optamos por trabalhar o papel da mulher na literatura brasileira e a liberdade de gênero e o resultado superou nossa expectativa. Os alunos foram muito receptivos ao tema e participativos, enriquecendo os debates e a troca de experiências, o que resultou numa reflexão mais ampla e madura sobre o respeito às minorias e a importância do conhecimento e aceitação”, destacou a professora, responsável pela eletiva ao lado da professora de Sociologia Claudia de Salesiano Campos.

Disciplinas eletivas

As disciplinas eletivas são temáticas, propostas pelos professores e/ou estudantes e oferecidas semestralmente. Com elas, é possível que o estudante aprofunde os conceitos ao longo do ensino médio, diversificando e ampliando o seu repertório de conhecimentos, descobrindo o prazer de saber mais, sempre numa perspectiva ampla, considerando as diversas áreas da produção humana.

A EE Prof. Emygdio Campos Widal, além da Se é pra tombar, tombei, oferece as eletivas Atleta de Fim de Semana; Astronomia não é Astrologia; Nunca pintei sonhos, só pintei minha realidade; My Space: ambiente dos sonhos; Gente fina, elegante e sincera; Os pets: animais de estimação; Me dá o número da sua opinião; Mobgrafia; e Isso é da Minha Conta?