Eleições estudantis movimentam escolas da rede estadual de ensino

Bahia

15.03.2022

As eleições estudantis estão movimentando as escolas estaduais da capital e do interior da Bahia. Os eleitos em sala de aula poderão concorrer, até o dia 18 de março, à função de líder e vice-líder da escola. São atribuições das lideranças eleitas a interlocução e articulação da turma e a proposição de melhorias na unidade escolar de ensino.

A estudante Joice Silva, 14, 9º ano do Ensino Fundamental, do Colégio Estadual Dois de Julho, em Salvador, foi eleita representante estudantil pela segunda vez. “Ano passado eu fui líder e gostei muito. Este ano, fui eleita vice-líder e pretendo desenvolver a minha função com muita dedicação”, comentou.

Em Aracatu, no Colégio Estadual Coronel Cândido da Silveira, os estudantes se mobilizaram para eleger os seus representantes estudantis. Vinicius Almeida, 18, 1º ano do Ensino Médio, está animado para ser líder pela primeira vez. “Ser um líder estudantil  exige muita responsabilidade e quero servir de exemplo para os meus colegas. Gosto de liderar e eu acho esse processo democrático muito importante”, afirmou.

Para Júlia Fernanda Gama, 17, 3º ano do Ensino Médio, do Colégio Estadual José Sá Nunes, em Vitória da Conquista, ser líder de classe é uma tarefa essencial em qualquer ambiente escolar. “Através dos líderes, a direção e a coordenação ficam cientes das questões dos alunos e têm um melhor contato com as turmas. Eles são responsáveis por manter um diálogo eficaz com os colegas, coletando informações, sugestões e representando suas turmas em reuniões. Não é uma tarefa fácil, mas pretendo dar o meu melhor nisso e, desta forma, ter um bom convívio escolar”, disse.

Cronograma - As eleições estudantis para a escolha do líder e vice-líder do município acontecem de 21 a 25 de março, e de líder e vice-líder do Núcleo Territorial de Educação (NTE), de 28 a 31 de março.