Piaui
10.12.2024
Os conhecimentos adquiridos pelos estudantes egressos da Secretaria de Estado da Educação (Seduc) agora serão compartilhados no Programa Juventude Rural Transformadora: Caminhos para o Futuro da Agricultura Familiar. O Governador Rafael Fonteles e o Secretário de Estado da Educação, Washington Bandeira, estiveram presentes na solenidade de lançamento do programa, que ocorreu nesta segunda-feira (9), no auditório do Instituto Federal do Piauí (IFPI), em Teresina.
O grupo de 100 jovens egressos de Escolas Famílias Agrícolas (EFAs), escolas rurais, escolas agrotécnicas e do IFPI iniciará as aulas e oficinas presenciais e em Ambiente Virtual de Aprendizagem, onde poderão trocar experiências entre si, terão contato com a plataforma do curso e com os agentes territoriais de desenvolvimento até a próxima quarta-feira (11).
"Nesta seleção, temos cerca de 75% dos estudantes egressos da rede estadual, que irão aprimorar seus conhecimentos e construir projetos inovadores, impulsionando o desenvolvimento da agricultura familiar com criatividade e fortalecendo, assim, um setor tão importante para o nosso estado", comentou o Secretário Washington Bandeira.
Em uma formação de 18 meses, os jovens selecionados irão colaborar com as equipes dos programas e projetos da Secretaria de Estado da Agricultura Familiar do Piauí (SAF/PI), com a missão de identificar oportunidades de aperfeiçoamento tecnológico, sustentabilidade socioeconômica e ambiental. Outro objetivo será aprimorar aspectos de organização no contexto da Agricultura Familiar nos 12 territórios de desenvolvimento do Piauí.
“Esse modelo vai possibilitar assistência técnica de qualidade na perspectiva ambiental e sustentável a partir dos estudantes egressos, que já aplicam esse conhecimento na agricultura familiar e podem se fixar nos territórios”, afirmou o Governador Rafael Fonteles.
Os estudantes selecionados pelo Programa Juventude Rural Transformadora possuem curso técnico nas áreas de Administração, Meio Ambiente, Agronomia e áreas afins. Na execução do programa, os estudantes selecionados receberão uma bolsa mensal de R$ 1.000 durante o período do projeto, que é de 18 meses.
O curso é uma iniciativa do Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Piauí (IFPI) com a Secretaria da Agricultura Familiar (SAF) e conta com o apoio da Secretaria da Educação (Seduc) e do Centro Brasileiro de Análise e Planejamento (CEBRAP), com recursos do Ministério do Desenvolvimento Social (MDS).