Alagoas
18.11.2024Ana Flávia Oliveira / Ascom Seduc Fotos: Agência Folha e Cortesia
No último dia 12, o Teatro Municipal de São Paulo foi palco da 20ª edição do Prêmio Empreendedor Social, premiação entregue pelo jornal Folha de São Paulo e Fundação Schwab desde 2005 que reconhece jovens lideranças com projetos/iniciativas de transformação social e ambiental. Entre os premiados estava Luiz César Silva, ex-aluno da Escola Estadual Gentil de Albuquerque Malta, de Mata Grande, que recebeu o prêmio na categoria "Jovens Transformadores". Luiz foi um dos seis jovens selecionados e destaque na cerimônia, que contou com patrocínios de empresas como Gerdau, Ambev, Coca-Cola e apoio de instituições como Unicef, SOS Mata Atlântica e Sustenidos.
Desde cedo, ele demonstrou um olhar crítico e comprometido com sua comunidade. Nascido e criado na zona rural de Mata Grande, especificamente em um povoado quilombola, ele enfrentou de perto as dificuldades vivenciadas por muitos jovens do campo e, desde os 12 anos de idade, já era um líder local.
Sua história de vida foi o ponto de partida para o projeto "Visibilidade da Juventude Rural", que promove o protagonismo juvenil e incentiva jovens a permanecerem no campo.
"Mata Grande é o maior município em extensão territorial de Alagoas e a maior parte da população vive na zona rural. O êxodo rural é enorme e, daqui a alguns anos, se nada for feito, quem irá permanecer no campo? Precisamos de jovens que lutem para ficar, que vejam o valor e as possibilidades do campo," reflete Luiz. Seu projeto organiza palestras, eventos e atividades educacionais, abordando temas como combate à homofobia, racismo e violência contra a mulher, e encorajando os jovens a serem líderes de suas próprias histórias e porta-vozes de suas comunidades.
Missão
O reconhecimento no Empreendedor Social 2024 reflete uma trajetória de superação e comprometimento. Inspirado por uma professora que teve em seu tempo de escola, ele encontrou forças para continuar. "Ela ensinava com tanto amor e dedicação que aquilo me motivava a estudar, a querer ser professor também. Foi com o apoio da escola que aprendi a falar em público e esse suporte foi essencial para o meu desenvolvimento," relembra.
Atualmente, Luiz César é embaixador de debates nas escolas, conselheiro estadual de juventude e professor. "Minha missão é ajudar outros jovens a desenvolverem suas habilidades e serem protagonistas, a construírem suas próprias trajetórias. Quero que eles sejam a mudança que desejam ver," destaca ele.
Sua ex-coordenadora pedagógica, Luzimeire Silva Assis Morais, mais conhecida como "coordenadora Meirinha," também celebrou a conquista. "Trabalho há dezoito anos na Escola Gentil de Albuquerque Malta, e já estava na coordenação quando Luiz César chegou. Ele sempre se destacou nas atividades, trabalhos e eventos que desenvolvemos aqui. Desde o início, eu percebia que, onde estivesse, ele sempre brilharia," diz ela.
Meirinha destaca que Luiz agora trabalha na escola lecionando na primeira série do curso técnico e mostrando grande habilidade em lidar com os jovens. "Sempre converso com ele, elogiando-o por trazer visibilidade ao nosso município. Ele é um jovem engajado e já fazia parte de ONGs antes mesmo de vir para cá. Na universidade, ele também se envolvia em todos os cursos e projetos possíveis," compartilha a coordenadora.