Escola recebe investimento de R$3,8 milhões para reforma

Santa Catarina

08.03.2022

O secretário de Estado da Educação, Luiz Fernando Vampiro, anunciou na manhã desta segunda-feira, 7, que o Governo do Estado vai investir R$3,8 milhões para reformar e ampliar a estrutura da EEB Professora Maria da Glória Silva, localizada em Içara. A obra, que teve sua ordem de serviço assinada durante o anúncio, vai beneficiar cerca de 545 alunos e 53 professores que atuam na unidade.

Durante a solenidade, o secretário Vampiro destacou que a escola é referência de ensino e reforçou a importância do investimento para a região. “É um bairro que cresce muito, e é muito importante nós potencializarmos isso também com a escola. Com esta junção de um excelente trabalho pedagógico com uma infraestrutura nova, esta unidade será cada vez mais referência.”

Com a construção de 12 novas salas de aula, a escola passará a contar com 24 espaços no total. Parte desta estrutura será aproveitada para a instalação de laboratórios de Química, Física e Matemática, que serão utilizados sobretudo por alunos do Novo Ensino Médio, implementado em toda Santa Catarina a partir deste ano.

De acordo com a diretora da EEB Professora Maria da Glória Silva, Giziane dos Santos Ramthun, a obra era aguardada por toda a comunidade há 12 anos. “Acredito que, cada vez mais, podemos acrescentar na educação dos nossos alunos, sempre conseguindo fazer uma educação pública de qualidade.”

Além da obra de reforma e ampliação, uma série de outros investimentos estão sendo feitos na unidade nos últimos anos, para garantir mais conforto, segurança e ferramentas pedagógicas modernas à comunidade escolar. Recentemente, a estrutura passou por reforma no ginásio, recebeu aparelhos de ar condicionado para as salas de aula e setores administrativos e passou a contar com um laboratório de tecnologia equipado com 20 computadores e lousa digital.

Histórico da Escola

Fundada em 1950, a EEB Professora Maria da Glória Silva é um símbolo histórico do desenvolvimento da região Sul. A estrutura, que atualmente funciona no bairro Aurora, inicialmente atendia a comunidade da região de Urussanga Velha. A transferência de bairro foi necessária após a abertura de minas de carvão próximas à antiga escola.

Em quase 72 anos de história, a escola ampliou sua importância na comunidade e, a partir de 2005, passou a atender alunos do Ensino Médio. Atualmente, é referência no fortalecimento da cultura regional e em ensino para todo o Estado de Santa Catarina.