Escola Estadual Vila Brasil promove 1º Copa da Vila com participação de 10 escolas da região

Mato Grosso do Sul

25.11.2022

No último dia 06 de setembro, a Escola Estadual Vila Brasil, que oferta ensino em tempo integral, por intermédio do Programa "Escola da Autoria", localizada em Fátima do Sul, promoveu a Noite Cultural intitulada: 1ª Copa da Vila. O evento cultural contou com a participação de mais nove escolas do município de Fátima do Sul e uma unidade de de Vicentina.

Além da anfitriam Escola Estadual Vila Brasil, representando as bandeiras do nosso Brasil, participaram, APAE (Catar), Escola Municipal Antônia Alves Feitosa (Costa Rica), Escola Municipal Favo de Mel – CAIC (Espanha), Colégio Ideal (Portugal), Escola Estadual Jonas Berlamino da Silva (México), Escola Municipal O Pioneiro (Argentina), Escola Municipal São Francisco (Camarões), Escola Estadual Filinto Muller (França), Escola Estadual Vicente Pallotti (Japão).

Na abertura do evento o gestor Caíque Bento Casotti falou da importância da noite, apresentando sua equipe pedagógica responsável pela organização, “ao estar à frente da Vila Brasil, sempre tive em mente que deveria vir para fazer a diferença, para trazer novidades, e esse tem sido meu principal objetivo! Quando sentávamos para as primeiras reuniões, sempre falava aos meus pares, precisamos propor situações, ideias e momentos diferentes, eventos grandes que demonstrem nossa identidade. Só que para conquistar esse espaço, esse ambiente de excelência, precisávamos e ainda precisamos de muito trabalho duro, e eu jamais conseguiria fazer isso sozinho”, enfatiza

A equipe pedagógica subiu ao palco demostrando união, carinho e comprometimento. O gestor ainda ressaltou que os propósitos fundamentais do projeto foram promover a arte, a cultura, a interdisciplinaridade e a união entre as escolas da região, construir momentos diferentes e significativos de aprendizagem para os estudantes, além de mostrar para a sociedade fatimassulense a identidade do grupo Vila Brasil.

A estudante Maria Eduarda Pinheiro Bom, presidente do Grêmio Escolar mencionou sobre o evento, “é uma honra representar meus amigos e a Escola que tanto amo, a Vila Brasil para mim é minha segunda casa, onde eu me sinto amada, acolhida e respeitada! Agradeço a todos por sempre confiarem no meu potencial e nunca me deixarem desistir nem abandonar os meus sonhos. Aqui as pessoas te levantam, te incentivam a seguir em frente, e nunca desistir dos seus objetivos. Sou muito feliz aqui!”.

Vencedores

O evento contou com cinco jurados que avaliaram as apresentações, a escola anfitriã apesar de abrir o evento com uma apresentação sobre o Brasil, não concorreu. Desse modo, a vencedora foi a Escola Municipal São Francisco com uma apresentação sobre Camarões. O segundo lugar ficou com a Escola Municipal O Pioneiro que apresentou sobre a Argentina e o terceiro lugar com a Escola Estadual Vicente Pallotti com uma apresentação sobre o Japão.

O gestor adjunto Marcelo falou sobre a participação das outras unidades, “foi uma honra recebê-los em nosso evento, o mesmo promoveu uma legitima união entre as escolas da região, todas realizaram suas apresentações com muito carinho, dedicação e compromisso, características essas que são suma importância para a educação”, finaliza.

O Copa da Vila contou com a presença da prefeita de Fátima do Sul Ilda Salgado Machado, o vice-prefeito Altair Albuquerque, o prefeito de Vicentina Marquinhos do Dedé, o presidente da câmara Ermeson Cléber Mendes, a secretária municipal de Educação, Dalva Quirino, o coordenador regional de Educação da CRE-5, Nei Elias Coinethe de Oliveira, a coordenadora regional adjunta de Educação da CRE-5, Karina de Cássia Garcia, a presidente da Associação de Pais e Mestres, Catarina Oruê Mendes Vieira, a presidente do Colegiado Escolar, Rozani Moraes de Lima Reis, a presidente do Grêmio Estudantil Maria Eduarda Pinheiro Bom, gestores das escolas participantes.

Adersino Junior, SED/MS