Escola Estadual Vespasiano Martins realiza projeto “Um dia como Universitário”

Mato Grosso do Sul

08.11.2022

Escola Estadual Vespasiano Martins, localizada em Campo Grande, que oferta ensino em tempo integral, por intermédio do Programa “Escola da Autoria”, desenvolve o projeto “Um dia como Universitário”, com visitação dos protagonistas, de 06 a 09 de novemrno, nos Institutos de Química (IQSC) e Física (IFSC) da Universidade de São Paulo (USP) do campus de São Carlos/SP.

“Atividade como esta é um estímulo para o desenvolvimento da iniciação científica dos nossos estudantes protagonistas”, enfatiza o gestor Leossandro Adamanski.

De acordo com a professora Márcia Vilalba Arévalo, “a aprendizagem e vivência, mesmo que por curto período, nos cursos em uma Universidade, que é considerada referência nacional e internacional em ensino e pesquisa, auxilia os discentes na escolha de sua carreira científica/tecnológica”, enfatiza.

“Esta experiência faz com que o desenvolvimento de habilidades e competências ocorra com maior direcionamento para a realidade e projeto de vida de cada discente”, lembra professora Amandha Kaiser da Silva.

Incentivar a Iniciação Científica júnior na E.E. Vespasiano Martins por meio de visitação aos Institutos de Química e Física da Universidade de São Paulo (USP) na cidade de São Carlos, “a USP é considerada a melhor universidade da América Latina e a experiência de vivenciar a rotina dos universitários e conversar com professores/pesquisadores de renome é uma experiência inigualável”, menciona professora Jenifer Laís de Lara.

“Durante os dois dias de atividades internas nossos estudantes demonstram um grande encantamento e participação efetiva nas atividades”, lembra professora Larissa Arruda Salvá.

“As professoras que desenvolveram o projeto de visitação científica da escola E.E Vespasiano Martins estão muito orgulhosas do desempenho dos estudantes e vislumbraram o retorno de vários à USP como acadêmicos e acadêmicas brevemente”, conclui diretora adjunta Patrícia Henrique Vieira da Silva Cardoso.

Adersino Junior, SED/MS