Escola Estadual Professora Flavina Maria da Silva comemora Dia da Síndrome de Down e realiza palestra sobre Primeiros Socorros

Mato Grosso do Sul

21.03.2024

A Escola Estadual Professora Flavina Maria da Silva, localizada na rua Centro Oeste, no jardim Botafogo, em Campo Grande, que oferta educação em tempo integral, realizou duas ações pedagógicas inclusivas, tratam-se de palestra sobre Primeiros Socorros e comemoração do Dia Nacional e Internacional da Síndrome de Down, que é comemorado hoje (21 de março).

Palestra

A equipe NUPPAE ( Núcleo de Pesquisa e Prevenção de Acidentes nas Escolas) ministrou palestra sobre Primeiros Socorros, para os estudantes do ensino médio do período integral

Participaram mais de 150 estudantes e agregaram ao conhecimento um tema tão importante para comunidade escolar. “Parabenizamos os estudantes pela atenção e participação na palestra e a todos coordenadores da escola, em especial a professora especialista Jaqueline Ferreira Cordeiro Trefzger pelo convite”, enfatiza diretor Dilmar Ricardo Ribeiro.

Dia da Síndrome de Down

A unidade escolar comemorou hoje (21), o Dia Nacional e Internacional da Síndrome de Down, a data foi usada para conscientizar os estudantes sobre o tema, desenvolvido pelas professoras da educação especial Rosana de Almeida Campos, Andréia Dauzacker Queiroz, Andreia Costa e Mari Sandra Aqui Maschio.

A data está no calendário da Organização das Nações Unidas desde 2012. Mas só foi fazer parte do brasileiro no ano passado, após aprovação do projeto de lei do ex-senador Lindbergh Faria. De acordo com a ONU, a data tem o objetivo de conscientizar a população e de quebrar o estigma social. 

A síndrome de Down é uma condição genética que causa alteração no cromossomo 21 das células, fazendo com que existam três cromossomos no lugar de dois. A data de comemoração não foi escolhida por acaso. O dia 21 de março faz analogia à chamada trissomia 21. 

Adersino Junior, SED

Fotos: Arquivo escolar