EE Professor Antônio Salústio Areias finaliza projeto de leitura

Mato Grosso do Sul

16.12.2024

A Escola Estadual Professor Antônio Salústio Areias, que oferta educação em tempo integral, em Aquidauana, realizou, no segundo semestre do ano letivo de 2024, o projeto "Ler é ganhar asas para o mundo – Nossa Escola Leitora" e compartilhou resultados encantadores na culminância com sua comunidade escolar.

O projeto contou com a participação do professor doutor José Alonso Tôrres Freire que, em parceria com a UFMS, proferiu a palestra “Ler o mundo, ler o texto: a leitura como resistência”. Em sua fala, ele trouxe uma reflexão enriquecedora sobre sua experiência como leitor, contextualizada ao ambiente escolar, destacando que ler o mundo em sua completude e complexidade, só é possível por meio da leitura. 

A CRE 1 (Coordenadoria Regional de Educação de Aquidauana) prestigiou o projeto pedagógico com a participação de assessores pedagógicos da instituição. Participou também, o professor Silas Cabral da REE (Rede Estadual de Ensino) com o projeto "Poética Aquidauana - 132 Anos", no qual agraciou com um recital de poesias. A comunidade escolar abrilhantou o evento no pátio da escola com a exposição das atividades realizadas no projeto, que materializaram cada leitura em desenhos, textos, peças teatrais, painéis e apresentações impecáveis.

 

Foram totalizados 13 projetos, com a participação de professores e alunos de diversas turmas, entre os quais:

1. Super Interessante – Professor Francis Areco Torres 

2. Sangue, ossos e pedacinhos – 6º ano, professores Roberson Espindola da Silva  e Wagner Pereira 

3. Ziraldo e suas histórias muito maluquinhas – 6º ano, professores Elcia Carpinedo, Wagner Pereira e Josefa Cabral Gomes dos Santos. 

4. Cultura africana: uma viagem pela leitura – 1º ano, professora Elcia Carpinedo 

5. Buh! História de medo e coragem – 5º ano, professores Cris  e Elcia Carpinedo 

6. Estrela de rabo e mais histórias – 9º ano, professora Roberta de Lima da Silva 

7. Jornal do Asa – 1º e 2º anos do Ensino Médio, professora Rosa Constância Mesquita Massacote 

8. Cordel na Escola – 7º ano, professora Marlene Oliveira da Silva Santos 

9. Conhecendo os artistas – 7º ano, professora Edna Maria da Silva Santos 

10. Tosco – 8º ano, professora Eliane Lima de Moura Costa 

11. Lixo Zero – 8º ano, professora Marlene Oliveira da Silva Santos 

12. Etnomatemática no corpo humano – 9º/1º e 2º anos, professores Dara Jaqueline Rocha e Lucileide da Fonseca Moraes 

13. Mundo do Egito – 6º ano, professor Vinícius Marques Fagundes Queiroz

 

A professora coordenadora de Linguagens, Elcia Carpinedo, destaca que o sucesso do projeto foi concretizado pela abordagem interdisciplinar que orientou seu desenvolvimento. Ela ressalta que a leitura, como estratégia pedagógica, promove a interdisciplinaridade, conectando diferentes saberes por meio da diversidade das tipologias textuais, e parabeniza toda a comunidade escolar pelo êxito alcançado.

 

"As palavras, quando contadas, são histórias; quando lidas, são ideias; quando ficam, são memórias." A leitura promove a evolução dos indivíduos. Como afirma Silva (2010, p. 42-46):

“Cada leitura é uma nova escritura de um texto. O ato de criação não estaria, assim, na escrita, mas na leitura. O verdadeiro produtor não seria o autor, mas o leitor. Ler não é descobrir o que o autor quis nos dizer. Ao ler, o leitor trabalha produzindo significações, e é nesse trabalho que ele se constrói como leitor. Suas leituras prévias, suas histórias como leitor, estão presentes como condição de seu trabalho de leitura, e esse trabalho o constitui como leitor, e assim sucessivamente”.

“Nossa escola aproveitou as oportunidades proporcionadas pelo Projeto "Ler é ganhar asas para o mundo – Nossa Escola Leitora" para despertar em nossos estudantes um leitor crítico, cidadão consciente e aprendiz constante”, finaliza diretor Marcelo da Silva Duarte.

Adersino Junior, SED

Fotos: Arquivo escolar