Mato Grosso do Sul
14.12.2022A Escola Estadual Presidente Médici, localizada em Naviraí, que oferta ensino em tempo integral, por intermédio do Projeto “Escola da Autoria”, comemorou no último dia 10 de dezembro, junto à toda a comunidade escolar, a formatura de seus estudantes dos terceiros anos – turma de 2022. O trio gestor da Escola recepcionou todos no salão de festas da Sociedade Caritativa e Humanitária de Naviraí para a solenidade de formatura das três turmas de terceiros anos.
A unidade escolar auxilia os estudantes no desenvolvimento de seus projetos de vida, trabalhando não só as habilidades cognitivas, mas também as habilidades socioemocionais. O evento contou com a participação de várias autoridades, entre elas, a coordenadora regional da CRE 8, Cleusa Maria Sarturi Pereira, a coordenadora regional-adjunta Daniela Bianca, a gerente municipal de Educação Tatiane Maria da Silva Morch e o gerente municipal de Desenvolvimento Econômico Eugênio Guedes.
A professora Joana Valdirene Castello Galvão, presidente da Comissão de Formatura, salientou que organizar esse evento é realizar o sonho dos estudantes e de suas famílias, que aguardam ansiosamente por esse dia maravilhoso! “Para mim, é motivo de muito orgulho”, destaca a professora.
Durante o discurso, as oradoras representantes das turmas, Eduarda Chaquime Elerbrock e Maria Eduarda Marques da Cruz, agradeceram a toda equipe escolar pela dedicação a cada um e pelo carinho que receberam na escola. Agradeceram, principalmente, pela educação de qualidade proporcionada a todos!
“Este é um evento tradicional da escola” - enfatizou a diretora Sandra Passos. “É o inicio das comemorações, a colação, o jantar, o baile. Depois, vem a alegria da conquista da universidade e do mercado de trabalho. Esse é o maior presente que recebemos como escola: ver nossos estudantes conquistando seus projetos de vida!”, finaliza.
Replicabilidade
A Escola Estadual Presidente Médici é uma das doze primeiras escola de tempo integral do Estado de Mato Grosso do Sul, tendo iniciado sua trajetória no ano de 2017, com o modelo pedagógico de Escola da Autoria. Esse modelo é pautado em cinco premissas: protagonismo, formação continuada, excelência em gestão, corresponsabilidade e a replicabilidade.
Diante da premissa replicabilidade, a escola já participou de muitas rodas de conversa, encontros, oficinas para a troca de experiências exitosas. No ano de 2021, a gestão participou de um workshop com as novas escolas da Autoria e neste ano de 2022 novamente participamos de uma reunião virtual com as novas escolas. Os protagonistas acolhedores são formados por líderes de turmas, presidentes de clubes, membros do Grêmio Estudantil.
“Realizamos neste último mês, com muita alegria, a replicabilidade do modelo pelos nossos estudantes, como recebemos no ano de 2017, dos estudantes pernambucanos. Foi uma emoção imensa ver e ouvir nossos estudantes explicando, falando, mostrando a Escola da Autoria em sua plenitude: como é a organização, com é o funcionamento, como são os clubes, como é o acolhimento, como funciona a tutoria, integral dá certo mesmo?, como é organizado o almoço, existem salas temáticas?, como acontecem as reuniões de alinhamento entre os líderes de turma..... Foram muitos questionamentos feitos aos estudantes, isso mesmo aos estudantes”, menciona gestora Sandra Mieres Vega Passos .
Os estudantes são os protagonistas, eles vivenciam, vivem e replicam a escola da Autoria, senão não seria Escola da Autoria, como eles próprios afirmam. No dia 21 de novembro de 2022, a unidade recebeu os diretores da EE Vinícius de Moraes, de Naviraí, Ronaldo Cassavara e Izabel Cristina Prates de Aguiar, que conheceram o modelo utilidado pelos estudantes e no dia 01 de dezembro foram até a Escola Vinícius de Moraes para que os protagonistas pudessem conversar e explicar sobre o modelo pedagógico da Escola da Autoria aos estudantes da unidade.
No dia 06 de dezembro de 2022, se deslocaram até a cidade de Sete Quedas-MS, na escola Guimarães Rosa, onde foram recebidos pela diretora Roselene Ramos de Almeida. Lá os protagonistas conversaram sobre o modelo pedagógico com os estudantes, em um bate-papo muito esclarecedor, uma vez que a escola será em tempo integral, a partir do próximo ano. A diretora já havia estado em Naviraí, em uma visita à escola, com a coordenadora regional Cleusa Maria Sarturi Pereira, então, desta visita resultou o convite para os estudantes irem até Sete Quedas.
No dia 07 de dezembro, receberam a EE Iolanda Ally, de Mundo Novo. Através da CRE 8, do técnico Fillipe Golzer Fernandes, que fez o primeiro contato, o diretor Sandro Márcio Stroher marcou essa visita com seus estudantes e equipe ( pedagógica e alguns docentes) para conhecerem a escola. Foram recebidos pelos protagonistas que, mais uma vez, deram um exemplo de organização, determinação e conhecimento sobre o modelo pedagógico da Escola da Autoria, conversando com os visitantes sobre os temas, os quais eram perguntados sobre a rotina da escola, sem a interferência da equipe gestora ou docente, mostrando que, o desenvolvimento dos quatro pilares da educação faz a diferença no desenvolvimento integral do educando.
“Ser Escola da Autoria significa ter um jovem autônomo, solidário e competente. Um jovem preparado para o século XXI. Todos os diretores e docentes que estiveram em contato com nossos protagonistas puderam vivenciar essa afirmativa e, certamente, almejam que seus estudantes desenvolvam toda a potência do protagonismo em suas escolas”, finaliza gestora Sandra.
Adersino Junior, SED/MS