Escola Estadual Padre Franco Delpiano realiza ciclo de palestras em comemoração ao Dia Mundial da Água

Mato Grosso do Sul

21.03.2024

Os estudantes da Escola Estadual Padre Franco Delpiano, localizada na avenida Lino Villachá, no bairro Nova Lima, em Campo Grande, estão participando, durante toda semana (18 a 22), do projeto intitulado: “Águas do São Julião - De onde vem? Para onde vão?”, em alusão ao Dia Mundial da Água, comemorado em 22 de março e tem como objetivo colocar em discussão assuntos importantes relacionados com o recurso natural.

De acordo com a coordenadora pedagógica Tatiana Moura o projeto, que tem toda comunidade escolar envolvida, possui como escopo conscientizar os estudantes sobre a importância da preservação dos recursos hídricos.

No período matutino teve a participação dos estudantes do ensino médio matriculado na educação profissional em Gestão em Meio Ambiente e Gestão em Administração em Saúde. Já no período vespertino a participação foi dos estudantes do 7° ao 9° ano do ensino fundamental.

Programação

O diretor adjunto Deroci Feitosa da Silva Júnior mencionou que durante toda semana estão sendo realizadas ações que contemplam a temática sobre “Água”, os estudantes novos conheceram as nascentes situadas nas imediações do hospital São Julião.

Os estudantes estão participando de um ciclo de palestras, na quarta-feira com o gestor ambiental Bruno Madalena do Hospital São Julião, o professor doutor Marcelo Pêssoa realizou apresentação do trabalho: Perfil topográfico da microbacia do córrego São Julião e demais projetos ambientais desenvolvidos no Hospital e na Escola.

Na sequência, o professor doutorando Antônio Kaike palestou com a temática - Como preservar os recursos hídricos, a geógrafa Sandra Regina - geógrafa da falou sobre Recursos hídricos no Brasil, bacias hidrográficas e principais problemas ambientais. Pós graduando em direito ambiental Rafael Martins

explanou sobre - Fundamentos e objetivos da política nacional de recursos hídricos. Já a engenheira ambiental, especialista em meio ambiente e desenvolvimento sustentável Bruna Gonçalves falou sobre - Resíduos sólidos e recursos hídricos: qual a relação?.

Nesta quinta-feira acontece a visita da responsável pelo saneamento da AGEMS doutora Iara Marchioreto, que vem conhecer o hospital São Julião e suas ações ambientais, assim como os projetos da unidade escolar

“Amanhã (sexta-feira) teremos uma gincana com provas relacionadas ao conhecimento adquirido durante as palestras e as visitas, no período matutino e no período vespertino teremos, além da gincana, um momento de caça ao mosquito da Dengue, com colaboradores do Hospital São Julião, estudantes divididos pela escola e hospital em busca de foco de Dengue e resíduos”, finaliza diretora Denise Ferreira Nascimento.

Atualmente a Escola Estadual Padre Franco Delpiano oferta o curso técnico em Meio Ambiente, Administração em Saúde, também é parceira do Hospital São Julião no desenvolvimento de outros projetos de Educação Ambiental, sendo: Programa Lixo Zero, Sistema Agro Floresta e Águas do São Julião

Adersino Junior, SED

Fotos: Arquivo escolar.