Escola Estadual Júlia Gonçalves Passarinho celebra Páscoa com Show Ecumênico e Peixe à Parmegiana

Mato Grosso do Sul

12.04.2023

A Escola Estadual Júlia Gonçalves Passarinho, que oferta ensino em tempo integral, por intermédio do programa “Escola da Autoria”, localizada em Corumbá, realizou no dia 05 de abril celebração da Páscoa, elaborando projeto transdisciplinar em prol de campanha solidária.

“Neste ano de 2023 a Escola da Autoria JGP pensou em celebrar a Páscoa de forma ecumênica, com a presença de bancas católicas e evangélicas, além de incluir na programação a arrecadação de alimentos não perecíveis para doar à Campanha da Fraternidade e intituições evangélicas, é uma forma de trabalhar o pilar do aprender a ser e fazer”, explicou o coordenador da área de Linguagens e responsável pelo projeto, Pedro Medina.

Show Ecomênico

A programação ecumênica contou com a participação do Ministério de Música Água Viva, de Puerto Quijarro, que realizou louvor em espanhol e animou os estudantes na tarde de celebração.

Também participou do evento bispo de Corumbá e Ladário, Dom João Bergamasco, padre Victor e pastor Andŕe Campos, da Igreja Monte Sião. Os celebrantes subiram ao palco JGP e ministraram palavras de renovação aos jovens presentes. “Celebrar a Páscoa é celebrar a renovação da vida, é um momento de fé, de oração e de recolhimento”, frisou o Bispo. “É um momento de abrir o coração e olhar o futuro com fé e sabedoria”, concluiu o Pastor.

Os estudantes da Escola da Autoria JGP também subiram ao palco e entoaram hinos de louvor. Um dos estudantes que se doou para este momento, foi Abel Henrique, do 3º Ano do Ensino Médio. “Decidimos celebrar a Páscoa, momento de fé e amor para religiões, com muita música, doação e alegria”, disse o estudante cantor.

 

Estiveram no palco da JGP, ainda: Músicos da Obra de Maria, Banda da Igreja Monte Sião e Banda da Igreja Sara Nossa Terra. Foi uma tarde de muita animação e celebração. 

Almoço especial

O almoço desta quarta-feira, 05 de abril, foi especial na Escola da Autoria de Corumbá. O cardápio incluiu “Peixe à Parmegiana”, prato tradicional também durante a Páscoa.

O costume de comer peixe é ligado a uma forma de praticar o jejum e a abstinência, segundo a CNBB (Conferência Nacional dos Bispos do Brasil, ligada à Igreja Católica). O peixe é uma alternativa permitida durante o jejum, pois é considerado um alimento mais simples e humilde do que a carne vermelha, além de ser mais abundante em algumas regiões. Além disso, na tradição cristã, o peixe também tem um significado simbólico, pois é associado aos milagres realizados por Jesus Cristo, como a multiplicação dos pães e dos peixes.

“A Escola da Autoria JGP planejou uma ação social que pudesse propor responsabilidade social aos estudantes e que trouxesse uma reflexão sobre respeito, empatia e amor ao próximo. Agradecemos a participação dos pais, estudantes, da nossa equipe e de toda comunidade que esteve presente neste grande momento de fé. Agradecemos à equipe dos profissionais da cozinha e do Projeto de Socialização pelo empenho e sucesso de nosso evento”, concluiu a diretora Érica Oliveira.

Adersino Junior, SED

Fotos: Arquivo JGP