Mato Grosso do Sul
09.01.2026
Quando uma escola atravessa décadas formando gerações e se renova para continuar cumprindo esse papel, celebramos mais que paredes novas. Celebramos o futuro em um momento histórico marcado pela emoção de uma trajetória que se tornou referência na formação educacional em Três Lagoas. E com esse espírito, a Escola Estadual João Magiano Pinto comemora 55 anos.
Um marco na Educação Estadual
A solenidade aconteceu em um espaço revitalizado para uma educação pública mais inclusiva e alinhada com as necessidades atuais. Teve a presença de autoridades, entre elas o governador de Mato Grosso do Sul, Eduardo Riedel, acompanhado da primeira-dama Mônica Riedel.
E de representantes do Poder Legislativo, da gestão educacional, lideranças regionais e diretores de escolas estaduais do município, fortalecendo os laços institucionais da rede pública de ensino.
União, comunidade e realização
A diretora da escola, Lourdes Neres, relembrou os desafios enfrentados durante a reforma, quando as aulas aconteciam em espaços separados, exigindo esforço de toda a comunidade escolar.
“Tudo valeu a pena para que hoje a nossa escola seja um espaço mais moderno e acolhedor para os estudantes”, destaca Lourdes.
Elos com projetos de vida
O governador Eduardo Riedel falou para cerca de 150 integrantes do Programa de Aprendizagem Profissional sobre a importância da educação voltada para o mercado de trabalho.
Incentivando os estudantes, ele ainda reforçou o papel da escola como espaço para o desenvolvimento de capacidades e preparação para os desafios.
“É na escola que descobrimos talentos e desenvolvemos competências que nos preparam para a vida”, enfatizou o governador.
Protagonismo estudantil reconhecido
Foram entregues botons aos estudantes em destaque no quarto bimestre, além de uma premiação especial para quem conquistou quatro botons ao longo do ano letivo de 2025.
A iniciativa reconhece a dedicação estudantil, reafirmando o compromisso da escola com a valorização do mérito e da excelência acadêmica.
Um novo ciclo na história
A reinauguração da Jomap (como a escola é conhecida) projeta caminhos para o futuro sem perder de vista a história construída ao longo de mais de cinco décadas.
Gilberto Junior, SED
Foto: arquivo escolar