Escola Estadual João Ponce de Arruda amplia vivências e práticas educativas durante Semana do protagonismo

Mato Grosso do Sul

12.04.2023

A Escola Estadual João Ponce de Arruda, que oferta ensino em tempo integral, por intermédio do Programa “Escola da Autoria”, no município de Três Lagoas, realizou de 27 a 31 de março, a Semana do Protagonismo, com intuito de ampliar o desenvolvimento das vivências e práticas educativas da Escola da Autoria.

Memória coletiva

A abertura da semana aconteceu no dia 27 de março  e foi marcada pelo show do cantor e compositor Maringá Borguet, ele mora em Três Lagoas, onde reside desde 2011, o então músico de “barzinho”, mostra o seu lado compositor contundente da canção popular brasileira. Se define como um cantador da memória coletiva do povo. O forte apelo regionalista é de um sertão dos sete mares em suas canções. Os ritmos ternários fronteiriços, a música mineira e as várias facetas folclóricas de seus versos estão sempre nordestinados ao que se pode chamar de Brasil Rural, que não deixa de ser o Brasil Real, como já dizia Machado de Assis. Maringá é um grande parceiro da escola, inclusive fará parte de um de nossos Clubes Protagonistas: O Clube de Música.

Importância

A coordenadora pedagógica Viviane Alves Garcia relata que a Semana do Protagonismo é de fundamental importância para consolidar todas as ações, sobretudo, para que os Estudantes se familiarizarem com as vivências e práticas educativas na Escola de Autoria.

A Semana do Protagonismo é uma prática para incentivar a atuação protagonista dos estudantes, por meio da escolha de líderes de classe, criação dos Clubes de Protagonismo, escolha de Tutores e iniciativas nas ações escolares.

Os Clubes são espaços destinados ao estudante, oferecidos para colaborar com o seu sucesso e o da escola. Neles, o estudante desenvolve e exercita diversas habilidades essenciais para a sua formação e para sua atuação na vida pessoal, social e produtiva. A atuação nos Clubes possibilita a integração dos Estudantes e o seu desenvolvimento.

Tutoria

A escolha da tutoria aconteceu no segundo dia da Semana (28.03), foi disponibilizado no Mural do Estudante o cardápio de tutores da escola, com fotos, nomes, componentes e mediante QR Code cada estudante escolheu o seu Tutor.

De acordo com o número de estudantes do Ensino Médio cada tutor acompanhará seis tutorandos. Após preenchidas as 06 vagas o tutor é bloqueado e o estudante escolhe uma segunda opção.

Clubes do Protagonismo

O terceiro dia (29.03), após um show de rock Roll do professor de Matemática Raoni, em parceira com os estudantes, foi a vez dos Clubes do Protagonismo.  De acordo com as sugestões dos estudantes, nesse ano de 2023 serão desenvolvidas ações contemplando 11 Clubes, a escolha para inscrição e participação dos clubes foram feitas de forma democrática, num primeiro momento os estudantes representantes de cada clube apresentaram a visão, missão, valores e objetivos de cada um deles, após esse trabalho cada Estudante se inscreveu nos clubes que tem maior afinidade e se quiser, podem se inscreverem para mais de um clube, pois as reuniões acontecem no horário de almoço em dias diferentes.

Os clubes são: Clube do Acolhimento; Clube da Leitura; Clube de Notícias – JPDA NEWS; Clube da Gentileza gera gentileza; Clube do Cinema; Clube do Esporte – Quadra Viva; Clube de Inglês – English Club; Clube da Música; Clube do Origami Mágico; Clube de Iniciação Cientifica; Clube de Robótica.

Projeto de vida

No dia 30 de março, após o sertanejo Matheus Garcia abrilhantar a Semana do Protagonismo, aconteceu o esperado encontro dos tutores com seus tutorandos, momento mágico da semana.

A Tutoria faz parte das ações pedagógicas da escola, em que os tutores estabelecem vínculos com os se tutorados, acompanhando seu desenvolvimento e gerando condições para a realização de seus Projetos de Vida.

Conselho de líderes

O último dia do nosso evento(31.03), foi marcado pelo show da estudante Geovana do 9º ano E vespertino, “apesar de nossa cantora ser do Ensino Fundamental, a escola abre espaço para todos estudantes serem protagonistas”, enfatiza a diretora Carmem Eliana Garcia.

Após a apresentação aconteceu a reunião do Conselho de Líderes. O líder e o vice-líder de turma devem ter um perfil capaz de incentivar positivamente a turma desenvolvendo ações de cooperação e de protagonismo, deve apresentar características como: bom relacionamento com a comunidade escolar, responsabilidade, presteza, tolerância, organização, boa capacidade para se comunicar, imparcialidade e proatividade. O clube de Notícias Clube de Notícias – JPDA NEWS já está em ação e produzirá uma edição especial do Jornal sobre todas as ações desenvolvidas da na Semana do Protagonismo.

Adersino Junior, comunicação SED

Fotos: Acervo escolar