Escola Estadual Irman Ribeiro de Almeida Silva oportuniza qualificação para estudantes do Curso EJA

Mato Grosso do Sul

10.05.2023

A Escola Estadual Irman Ribeiro de Almeida Silva, em Nova Andradina, promoveu um evento destinado aos estudantes matriculados no EJA Qualifica (Curso de Educação de Jovens e Adultos com Qualificação Profissional), com a participação da Usina Santa Helena.  

Na ocasião do evento foram apresentadas as ofertas de trabalho disponíveis na empresa como, agrícola, indústria, administração e mecânica, possibilitando aos estudantes se inscreverem para participar do processo seletivo, por meio de um questionário on-line.

A unidade escolar, que oferece o Módulo I do Curso EJA Qualifica com a Qualificação Profissional denominada Assistente de Gestão da Produção Agrícola e Animal, aplicou um questionário on-line com os estudantes para conhecer o perfil e a área de interesse para atuação. Em seguida, a equipe da empresa realizou o processo seletivo, oportunizando o ingresso do estudante no mercado de trabalho, por meio da análise das informações e experiências obtidas no questionário.  

O evento contou com a participação da diretora Karina Maroni, adjunto Miquéias Oliveira Gomes, do coordenador pedagógico Cezar Lucas Hanzen, do supervisor de Educação Profissional Ismael Silvério Junior e da coordenadora técnica Priscila Barcello Maia, juntamente com a equipe de Recursos Humanos da Usina Sucroalcooleira.

Curso de EJA Qualifica

O Curso de EJA Qualifica é ofertado em oito municípios do estado Aquidauana, Água Clara, Corumbá, Ladário, Nova Andradina, Ponta Porã, Ribas do Rio Pardo e Sidrolândia, visando oportunizar aos jovens, adultos e idosos a escolarização ou complementação dos seus estudos no âmbito da educação básica, na modalidade Educação de Jovens e Adultos, com qualificação profissional.

A proposta curricular do curso prevê a ofertada da Formação Geral Básica com o Itinerário Formativo de Qualificação Profissional, incluída no Guia de Cursos Formação Inicial e Continuada – FIC, para atender as demandas de cada localidade. O Curso está organizado em 4 (quatro) semestres letivos, com certificações nas qualificações profissionais que compõem parte de um eixo tecnológico, em cada um dos módulos.