Mato Grosso do Sul
14.08.2025O corpo docente das escolas da REE (Rede Estadual de Ensino) de Corumbá e Ladário, com o apoio da CRE-3 (Coordenadoria Regional de Educação de Corumbá), realizaram, na última sexta feira, 08 de agosto, o I Circuito de Robótica "NERDS do Pantanal", nas dependências da Escola Estadual Dom Bosco.
O evento surgiu com a intenção dos professores Bruno Silva Bartolomeu e Felipe Rodrigo de Oliveira Ferreira, da Escola Estadual Dom Bosco, de sediar a etapa regional da OBR (Olimpíada Brasileira de Robótica) em Corumbá, já que tem quatro equipes inscritas na OBR. Porém, como o tempo foi curto, tiveram a ideia de realizar o ! Circuito de Robótica “Nerds do Pantanal”, servindo como esquenta para que as equipes, já inscritas, pudessem vivenciar a experiência de uma competição e, ao mesmo tempo, treinar para a OBR.
Equipes
Seis equipes concorreram, a “Quantum Leap” da Escola Estadual Dom Bosco, “TecnoJ” da Escola Estadual Júlia Gonçalves Passarinho,“Mentes Mecânicas” da Escola Estadual Carlos de Castro Brasil e as equipes: “Pérola do Pantanal” da Escola Estadual 2 de setembro, “Fausttech” da Escola Estadual Octacílio Faustino da Silva e “Galáticos CDB” também do Dom Bosco. A classificação final ficou: em primeiro lugar a equipe Quantum da EE Dom Bosco, na segunda colocação, também da EE Dom Bosco, a equipe Galáticos e terceira colocação ficou Mentes Mecânicas da EE Carlos de Castro Brasil.
Participaram também equipes das Escolas Estaduais Gabriel Vandoni de Barros e Maria Helena Albaneze, além dos estudantes que fazem parte dos clubes de Robótica em todas as 12 Escolas Estaduais de Corumbá e Ladário, No total, 60 alunos participaram do Circuito.
Ações
Cada equipe tinha que percorrer o Circuitos de Resgate: Simulam situações de desastre, com obstáculos, corredores estreitos, pisos irregulares e áreas de risco, onde o robô deve identificar e resgatar vítimas simuladas. e ainda o Circuitos de Desafio: Apresentam desafios como seguir linhas, desviar de obstáculos, superar rampas e labirintos, exigindo precisão e controle do robô.
As arenas da competição foram construídas nas férias pelos professores Bruno e Felipe, com o apoio do Núcleo de Desenvolvimento Pedagógico e Tecnológico, da Coordenadoria Regional de Corumbá, que conseguiram doações de mdf e outros materiais do SENAI. No final do evento, foram sorteados: 5 caixas de fones de ouvido sem fio, kit com bolsa garrafa térmica e livro do instituto pantaneiro, garrafa térmica, chocolate e celular.
O professor coordenador de práticas inovadoras da Escola Estadual Dom Bosco, Felipe Ferreira, foi um dos idealizadores do evento e acredita que este projeto pode fomentar a robótica na região.
“Acredito que trazer uma etapa regional para a nossa cidade pode gerar um impacto extremamente positivo para os alunos da região, especialmente para aqueles que enfrentam dificuldades para se deslocar até a capital. Ter essa visibilidade local valoriza o esforço dos estudantes, dá mais destaque ao trabalho desenvolvido nas escolas e reforça a importância da robótica como ferramenta educacional”, comentou Felipe.
Os estudantes envolvidos ficaram atentos ao evento e empolgados para a OBR. "Participar do I Circuito de Robótica Nerds do Pantanal foi uma experiência incrível. A gente teve a chance de colocar em prática tudo o que treinamos, sentir a emoção da competição e aprender muito com cada desafio. Esse tipo de evento motiva a gente a querer melhorar cada vez mais e mostra que, mesmo estando longe das grandes capitais, também podemos fazer robótica de alto nível. Foi um orgulho representar a nossa equipe e a nossa escola”, declarou Deric Miguel Mendes Vieira, da Escola Estadual Dom Bosco.
A coordenadora Regional de Educação de Corumbá, Rosely Mansilla, esteve presente, juntamente com sua equipe, e incentivaram o projeto. “O objetivo do evento foi de fomentar o protagonismo estudantil, o pensamento científico, inovação e a preparação para a Olimpíada Brasileira de Robótica (OBR/2025). O Circuito surge como um marco no cenário educacional do município de Corumbá e Ladário, refletindo o compromisso da escola e da rede estadual de ensino com práticas pedagógicas que integram ciência, tecnologia e inovação”, comemorou Rosely.
Confira o link da transmissão do evento pela TV CDB - https://www.youtube.com/live/k6S8OW_5814?si=QEzoMU7-tmehyBA8
Adersino Junior, SED
Fotos: Arquivo escolar.