Escola Estadual Carmelita Canale Rebuá foi convidada para participar da International Talent Mathematics Contest 2025 na Tailândia

Mato Grosso do Sul

07.11.2024

Um grupo de estudantes da EE Carmelita Canale Rebuá, localizada em Miranda, participaram da OIMSF (Olimpíada Internacional de Matemática Sem Fronteiras) e receberam medalha de bronze regional e menções honrosas pelo excelente desempenho e receberam o convite para participar da International Talent Mathematics Contest 2025.

Os resultados da OIMSF chegaram em outubro e anunciaram a conquista dos estudantes do 6º ano B da escola conquistou a medalha de bronze regional e além de receber menções honrosas, foram convidados a integrar a delegação brasileira para a International Talent Mathematics Contest 2025 que acontecerá na Tailândia.

Entre os medalhistas estão Jhonatan Levi Castro Vilhalba, Pethrus Rodrigues dos Reis, Arthur Rojes Gonçalves Martins, Isabelly Nascimento da Silva, Emanuelli Trindade Moreira, Luis Gustavo Santos de Souza e Marcos Antônio Lemos da Costa, com idades entre 11 e 12 anos.

A ITMC é uma iniciativa da Thai Talent Training, uma renomada agência tailandesa dedicada ao ensino e treinamento em matemática para estudantes superdotados. A competição é voltada para alunos da Educação Básica, abrangendo desde o 2º ano do Ensino Fundamental até a 3º ano do Ensino Médio, e incentiva tanto escolas públicas quanto privadas a participarem.

No Brasil, a Rede POC, uma instituição privada focada em intercâmbio científico juvenil com colaborações internacionais, foi convidada para atuar como Secretaria Regional da ITMC.

Em Miranda, a Escola Estadual Carmelita Canale Rebuá se destaca como pioneira no Ensino Integral e obteve a maior nota do IDEB/2023 no município. Atribuindo os bons índices ao trabalho de equipe, que é um dos pilares da educação na escola, onde o acolhimento e a integração de diversas metodologias são fundamentais no processo de ensino-aprendizagem.

Com uma missão voltada para uma Educação Integral e inclusiva, a instituição busca valorizar o desenvolvimento acadêmico, emocional e social dos estudantes, preparando-os para enfrentar os desafios futuros e contribuir positivamente para a sociedade.

Das premiações

Além da unidade escolar de Miranda, mais oito escolas estaduais receberam a menção honrosa, sendo três de Campo Grande, uma de Coxim, duas de Dourados, duas de Naviraí e duas de Terenos.

No Estado, quatro escolas da REE (Rede Estadual de Ensino) receberam medalhas nacionais de prata, sendo três de Campo Grande e uma de Terenos. Na categoria bronze nacional, oito escolas foram premiadas, as medalhas foram entregues para três escolas da Capital, três de Dourados e duas de Terenos.

Texto: Jackeline Oliveira, SED

Fotos: Arquivo escolar