Escola Estadual Bonifácio Camargo Gomes realiza etapa municipal da Mostra Brasileira de Foguetes

Mato Grosso do Sul

23.05.2023

A Escola Estadual Bonifácio Camargo, que oferta ensino em tempo integral, por intermédio do programa “Escola da Autoria”, em Bonito, organizou no dia 20 de maio, ediou a etapa municipal da MOBFOG (Mostra Brasileira de Foguetes), na praça da rádio. 

O evento contou com a participação de diversas escolas, entre elas a Escola Estadual Luiz da Costa Falcão, Escola Professora Durvalina Dornelles Teixeira (POLO) e Escola Honorato Jacques (FUNLEC). A competição foi idealizada pelo professor PCPI André Vieira Ruiz Garcia. 

A Mostra Brasileira de Foguetes (MOBFOG) é uma competição educacional realizada em várias etapas pelo Brasil, que tem como objetivo estimular o interesse dos estudantes pelas áreas de ciência, tecnologia e astronáutica. 

Os participantes constroem e lançam foguetes a partir de princípios da física, como propulsão a água e ar comprimido, e são avaliados com base na distância alcançada pelo foguete.

Durante a competição, as equipes tiveram a oportunidade de demonstrar suas habilidades em construção de foguetes e lançamentos. No nível 3 (ensino fundamental), a equipe da Escola Honorato Jacques (FUNLEC) se destacou e conquistou o primeiro lugar, atingindo uma distância de 129 metros. Já no nível 4 (ensino médio), foi a equipe da Escola Estadual Bonifácio Camargo Gomes (BCG) que se consagrou campeã, alcançando impressionantes 202 metros de distância.

Etapa nacional

Os vencedores das modalidades nível 3 e nível 4 receberam um convite especial para participar da final da MOBFOG, que acontecerá no Rio de Janeiro, durante a Jornada dos Foguetes. Além disso, todas as equipes campeãs ganharam cortesias para conhecer o Abismo Anhumas, uma das mais lindas atração turística de Bonito.

“Parabenizamos o professor André pela organização do evento, juntamente com sua equipe gestora da escola, e parabenizamos também todos os vencedores e participantes pelo empenho e dedicação demonstrados ao longo da competição. A MOBFOG proporciona uma oportunidade única de aprendizado e incentiva o interesse dos estudantes pela ciência e tecnologia, contribuindo para o desenvolvimento de futuros talentos nessas áreas”, finaliza gestora Rosemere Pereira de Souza Lima.

Confira o link de um vídeo mostrando a "saga" da equipe campeã do nível 4.

https://photos.app.goo.gl/FySVm898HL4bL88W7  

Adersino Junior, SED

Fotos: Arquivo escolar.