Mato Grosso do Sul
31.10.2022A Escola Estadual Aracy Eudociak, localizada no bairro Tijuca II, região sudoeste de Campo Grande, que oferta ensino em tempo integral, através do Programa “Escola da Autoria”, estará realizando, de 09 a 11 de novembro, o I Congresso Brasilidades – Mentes em Movimento - "Promovendo o desenvolvimento intelectual, social e o protagonismo de toda comunidade escolar."
De acordo com a gestora Gisele Maria Bacanelli, o projeto Brasilidades já faz parte do Projeto Político Pedagógico da unidade escolar desde 2015 e busca combater a evasão escolar por meio de ações diferenciadas que promovam o conhecimento, “em 2022, o projeto será realizado em formato de Congresso, oportunizando o contato com diversas áreas do saber”, enfatiza.
O congresso é uma realização do Governo de MS, através da Secretaria de Estado de Educação (SED) e a unidade escolar, com apoio da EMBRAPA, SEBRAE, SECTUR, UCDB, UNICESUMAR, UEMS, Santander, Prefeitura de Campo Grande, UFMS e Fundação de Cultura de Mato Grosso do Sul.
Histórico
A unidade escolar foi fundada em 1986 e recebeu o nome em homenagem à falecida professora Aracy Alvellos Eudociak, natural de Cuiabá, que em 1938 iniciou sua carreira como docente na cidade de Aquidauana, posteriormente lecionou na cidade de Bonito e em 1952 pediu sua transferência para Campo Grande, onde após 31 de serviços prestados na educação, alcançou a aposentadoria em 1968.
Ao longo de seus trinta e seis anos, a escola passou por três reformas, onde inicialmente contava com somente nove salas. Em 2022 a escola passou ofertar ensino em tempo integral, através do Programa “Escola da Autoria”.
A Escola Estadual Aracy Eudociak é direcionada pela professora Gisele Maria Bacanelli e tem como diretora adjunta Maria Felix de Carvalho, atualmente conta com 311 estudantes matriculados em 10 turmas de ensino em tempo integral, do 9º ano do Ensino Fundamental e do 1º ao 3º ano do Ensino Médio.
Adersino Junior, SED/MS