Mato Grosso do Sul
28.05.2024A Escola Estadual Alziro Lopes, localizada em Guia Lopes da Laguna, realizou, nos últimos dias, duas ações pedagógicas inclusivas, trata-se do projeto Real "Celebrando a Matemática" e a "Semana da Escuta das Adolescências", envolvendo os estudantes do 6º ao 9º ano em quatro dias de atividades significativas.
Celebrando a Matemática
lLiderada pelos professores Floriana Braga, Rafaela Shimosako, João Vieira e Inácio Aguilera, o projeto “Celebrando a Matemática”, realizado anualmente, visa incentivar os estudantes a se tornarem protagonistas do seu aprendizado, explorando a matemática de uma forma lúdica e envolvente.
Os estudantes são desafiados a criar jogos matemáticos que estimulem o raciocínio e a resolução de problemas. Durante o evento, eles montam estandes para expor seus trabalhos, proporcionando aos colegas a oportunidade de jogar, se divertir e praticar cálculos e contas.
"A nossa equipe, composta por Floriana, Rafaela, Inácio e João, gostaria de expressar nossa gratidão a todos que apoiaram o nosso projeto. Para os próximos eventos, pretendemos ampliar a abrangência do projeto, incorporando outras áreas do conhecimento, a fim de enriquecer ainda mais a experiência de aprendizado dos estudantes", comentou a professora Floriana Braga, responsável pelo projeto.
Semana da Escuta
A unidade escolar de Guia Lopes da Laguna promoveu a "Semana da Escuta das Adolescências". Durante a semana, os estudantes participaram de rodas de conversa, redação de cartas e realizaram registros fotográficos do ambiente escolar.
As turmas do 8º e 9º ano também participaram do "Laboratório de Soluções", onde responderam a uma série de perguntas com o objetivo de abordar questões levantadas ao longo da semana. Além disso, os estudantes foram convidados a preencher um questionário online.
Essas iniciativas foram projetadas para dar voz aos estudantes, permitindo que expressassem seus desejos e preocupações de forma aberta e construtiva.
Na conclusão das atividades, as turmas compartilharam suas experiências e aprendizados. Houve a leitura das cartas produzidas e apresentação das soluções propostas.
“A equipe escolar, incluindo direção, coordenação e professores, comprometeu-se a se reunir para discutir, refletir e agir com base nos pedidos e problemas identificados pelos estudantes”, finalizou diretora Célia Garcete Barbosa.
Adersino Junior, SED
Fotos: Arquivo escolar