“Educar pela Pesquisa na Educação Profissional” é tema de especialização de docente da REE

Mato Grosso do Sul

04.08.2020

Campo Grande (MS) - O desenvolvimento e aplicação da metodologia “Educar pela Pesquisa” e do componente curricular “Orientação de Estudos” foi alvo dos estudos desenvolvidos pelo professor da REE, Thiago Gonçalves de Almeida, agora especialista em Docência para Educação Profissional, Científica e Tecnológica pelo Instituto Federal de Mato Grosso do Sul.

Ao desenvolver a pesquisa “Educar pela Pesquisa: O currículo e a prática docente na Educação Professional de MS, sob orientação do professor Dr. Robson Gonçalves Félix, o docente concluiu que as condições de aprendizagem podem ser melhoradas, a partir do uso dessa nova proposta curricular.

A pesquisa foi desenvolvida na Escola estadual Waldemir Barros da Silva (Escola da Autoria), em Campo Grande e o interesse em se especializar na área surgiu ao participar da implantação da metodologia na escola e também das formações oferecidas pela SED, o que fez com que ele pudesse evoluir na sua prática docente.

Ao desenvolver projetos atendendo a abordagem do Educar pela Pesquisa no componente curricular “Orientação de Estudos”, o professor percebeu que desenvolver projetos focados apenas nos conteúdos teóricos não era motivador para os estudantes.

“Fui estudando as metodologias de aprendizagem baseada em projetos ABP, metodologia Educar pela Pesquisa, conhecendo os teóricos da educação e com isso eu fui evoluindo na prática docente. (Percebi que) [...] ao desenvolver projetos que partem da realidade do estudante, próximo no contexto social deles [...] teriam aprendizagem maior e motivação na busca de apresentar seus resultados para a comunidade escolar”, enfatiza Thiago

Pesquisa

Ao desenvolver a metodologia com os estudantes da educação profissional, percebeu que articulando a parte técnica com a propedêutica os estudantes conseguiram extrapolar, pois desenvolveram projetos que deram retorno e contribuíram para a sociedade, além de motivar e promover uma aprendizagem significativa.

Através da pesquisa realizada concluiu-se que as abordagens didáticas subsidiadas, como princípio da aprendizagem, com projetos e pesquisas científicas, geram significativa mobilização entre professores e motivação entre os estudantes, resultando em esforços coletivos para a aproximação entre teoria e prática. Portanto, metodologias ativas como o Educar pela Pesquisa e a Aprendizagem por Projetos, é pertinente e viável na educação profissional e tecnológica.

O professor desenvolveu uma pesquisa-ação, ou seja, aplicou as metodologias e conseguiu “colher os frutos”. Diversas pesquisas foram selecionadas e premiadas em feiras regionais e nacionais e também diversos estudantes, egressos da educação profissional da REE, seguiram carreira acadêmica e já adentraram a graduação, entre cursos de Engenharia da Computação e Ciências Sociais na UFMS – Universidade Federal de Mato Grosso do Sul.

Relatos dos discentes

Para os estudantes o desenvolvimento de pesquisas e projetos, escrita científica, apresentações dos resultados das pesquisas, ainda no ensino médio, foi e é um diferencial no ensino superior.

Daniely Araújo de Souza, egressa da Rede Estadual de Ensino e atual acadêmica de Ciências Sociais na UFMS, menciona sobre a pesquisa, “Estudar em uma escola que utiliza a metodologia da pesquisa e participar do desenvolvimento de projetos foi fundamental, e até mesmo um privilégio, para a minha formação do ensino médio e suporte no ensino superior. As experiências que obtive me proporcionaram mais confiança quando me deparei com trabalhos científicos na faculdade”.

Ela lembra das palavras de um docente da instituição, “ele dizia que não era necessário saber tudo eu só precisaria saber pesquisar, e tenho percebido como isso é um fato. Saber pesquisar e ser provocada a pensar em soluções para problemas reais da sociedade em que vivo me abriu muitos caminhos, me ensinou a ir além do óbvio. Em suma, o convívio com a pesquisa me tornou mais humana, porque permite que eu olhe para outros ângulos, e foi essencial para o início da minha construção profissional”, lembra Daniely.

Outro relato é do estudante Emanuel Ricardo Yano, egresso da REE e atual acadêmico de Engenharia da Computação na UFMS,Quando entrei na EE Waldemir Barros da Silva, não tinha conhecimento da metodologia deles, imaginei que seria a padrão de todas as escolas, porém no primeiro dia já me surpreendi com o modelo adotado, extremamente diferente de tudo que já tinha visto. Um modelo onde o aluno é estimulado a pesquisar e entender com maior profundidade o conteúdo ministrado [...] Como eu cursava o curso técnico em informática, também recebia aulas dessa área, e foi em grande parte, ali, onde aprendi e desenvolvi habilidade em programação, robótica, raciocínio lógico, além de empreendedorismo e comunicação.

Emanuel têm lembranças positivas da instituição “todo o conhecimento que fui recebendo ao longo dos 3 anos que estudei lá, foi de extrema importância para a carreira que pretendo seguir. [...] Atualmente estou cursando engenharia da computação, na Universidade Federal de Mato Grosso do Sul, e muito do conteúdo que estou aprendendo, já tenho muita noção de como executar, pois já havia recebido uma base no meu ensino médio”, relata.

Já a estudante Emilly Ávila Schiavi, do 3º ano do Curso Técnico em Informática integrado ao Ensino Médio da EE Waldemir Barros da Silva relata que, “ao examinar os fatores da metodologia em que a nossa escola utiliza, o educar pela pesquisa, em que tem como base a execução de projetos com as áreas disciplinares, é o que nos levam a apresentar nas feiras científicas do estado. Ainda que persista problemas no percurso de construção de um projeto, os professores e a direção sempre procuram novas finalidades para manter a participação de nós estudantes, já que os projetos sempre proporcionam diversos conhecimentos gerais, não só para minha vida, mas à todos os estudantes que participam, tanto do âmbito pessoal e do profissional”.

“Assim, com a proporção do desenvolvimento desses trabalhos o engajamento de atividades melhora, a interação com as pessoas de diversos setores possibilitam a curiosidade de diversos âmbitos sociais e aprendizagem sobre as problemáticas do cotidiano, fazendo despertar o interesse para buscar novas soluções”, finaliza Emilly

Incentivada pela Secretaria de Estado de Educação, a metodologia “Educar pela Pesquisa” é um princípio educativo para nortear as ações pedagógicas desenvolvidas nas escolas da Rede Estadual de Ensino.   Tem o foco na aprendizagem do estudante por meio da educação científica, da autoria, do conhecimento historicamente elaborado e da formação para o mundo do trabalho, propiciando a construção de conhecimentos com questionamentos, desafios e experimentação. Para mais informações sobre a pesquisa, é possível entrar em contato com o Prof Esp. Thiago Gonçalves de Almeida pelo e-mail: thiagoalmeida@live.com .