Educandário Evangélico Ebenézer de Gurupi é destaque na avaliação do Ideb publicada nesta semana

Tocantins

18.09.2020

Abrão de Sousa/Governo do Tocantins

O Educandário Evangélico Ebenézer, unidade de ensino de Gurupi conveniada com a rede estadual, é destaque no Índice de Desenvolvimento da Educação Básica (Ideb) 2019. A unidade escolar está entre as três primeiras colocadas da região Norte, dentre elas uma escola de Roraima e outra do Amazonas.

O Educandário Evangélico Ebenézer já foi homenageado pelo Ministério da Educação, por estar entre as 20 escolas de ensino fundamental com os melhores resultados no Ideb 2017, essa avaliação ocorre a cada dois anos.

Para Allânia Costa Feitosa, diretora da escola, estar entre as três escolas destaques no Ideb na região Norte do Brasil é resultado do trabalho da equipe escolar e parcerias. “Nossa escola sempre teve um rendimento acima das metas projetadas para cada avaliação do Ideb. Esse resultado se configura por meio de ações realizadas tanto dentro da unidade escolar como fora dela. A Secretaria de Estado da Educação, Juventude e Esportes, a Diretoria Regional de Ensino e a Escola Ebenézer realizam um trabalho alinhado para o alcance de bons resultados. Além desses fatores, temos também uma comunidade de pais presentes nas tarefas de verificarem se os filhos têm atividades escolares a serem resolvidas”, explicou.

Outro ponto atribuído pela diretora para a manutenção da qualidade da aprendizagem na escola é a preparação dos estudantes cotidianamente. “A escola acompanha o desempenho dos estudantes em avaliações e produção de conhecimento. Como diferencial também há a tarefa de casa, que são atividades levadas pelos estudantes de segunda a quinta-feira, como complementação dos conteúdos programáticos projetados para o trabalho docente durante o ano letivo. Dessa forma, todo o conteúdo ideal para a série é trabalhado. Então, as parcerias, a equipe coesa e a tarefa de casa são fatores preponderantes para o sucesso de todos”, concluiu.

Ideb

O Ideb é divulgado a cada dois anos e reúne dois conceitos fundamentais para a qualidade da educação: fluxo escolar e médias de desempenho nas avaliações. Ele é calculado a partir dos dados sobre aprovação escolar obtidos no Censo Escolar e de médias de desempenho nas avaliações do Sistema Nacional de Avaliação da Educação Básica (Saeb) e da Prova Brasil. O índice agrega ao enfoque pedagógico dos resultados das avaliações, feitas pelo MEC em larga escala, a possibilidade de resultados que ajudem a traçar metas de qualidade educacional.