Amapá
08.05.2019Cerca de 100 educadores da rede estadual e municipal de educação participam nos dias 7 e 8 de maio, da II Formação do Programa de Aprendizagem (Paap) 2019. A capacitação, realizada no Centro de Valorização da Educação (Cveduc), em Macapá, tem como objetivo promover a formação continuada presencial dos professores/formadores, que atuam diretamente com os docentes das séries iniciais do ensino fundamental a fim de aumentar a alfabetização no ensino público.
Durante a formação, estão sendo trabalhados os marcos legais que embasam o Paap, metodologias ativas, componentes de matemática e português (I e II bimestre) do 1º ao 5º ano, proposta da rotina didática, entre outros assuntos. A ideia é preparar os professores para que tornem o processo de ensino e aprendizagem mais atrativo, dinâmico e facilitado para os estudantes, visando aumentar os índices educacionais e diminuir significativamente o abandono e evasão escolar. Todo o conhecimento será multiplicado nas regiões em que atuam.
O Paap garante a formação continuada dos professores para que nenhum aluno fique sem saber ler e escrever nos anos iniciais do ensino fundamental, buscando assegurar a conclusão dos estudos na idade recomendada. Para a formadora da rede municipal de Laranjal do Jari, Antonina Oliveira, o momento é de reaprender a ensinar e, assim, melhorar a qualidade da educação na rede pública.
“O programa exige uma nova metodologia para alfabetizar as crianças. Por isso, precisamos reaprender a ensinar e buscar melhorar nossas práticas dentro da sala de aula. Ficamos muito felizes com esse novo desafio e esperançosos com o programa”, avaliou Antonina Oliveira.
A secretária de Estado da Educação, Goreth Sousa, participou da abertura da segunda formação e aproveitou para reforçar que somente com a união de esforços entre Estado e município é que será possível gerar resultados positivos na educação amapaense. “Estamos compactuando com os 16 municípios para garantir a alfabetização na idade certa das nossas crianças. Somente assim, iremos mudar a realidade da educação”, concluiu a gestora.