Educadores físicos do Pará têm papel essencial no apoio aos paratletas estudantis

Pará

01.09.2022

Delegação paraense conquistou o primeiro lugar geral na etapa regional das Paralimpíadas Escolares na última sexta-feira (26). Seduc garantiu todo o suporte da logística.

O trabalho de profissionais de Educação Física na preparação dos paratletas da delegação estudantil paraense que participaram das Paralimpíadas Escolares foi fundamental para a conquista do primeiro lugar geral na etapa regional, que ocorreu na última sexta-feira (26), em Natal, capital do Rio Grande do Norte. Mais de 150 medalhas foram conquistadas pelos paraenses nas provas de atletismo, natação e bocha.

“Treinar essa equipe é muito prazeroso, focamos não apenas no rendimento da performance esportiva, mas de forma geral, devemos pensar de que forma estamos contribuindo para a qualidade de vida dos nossos atletas, que envolve o esporte, o rendimento escolar, a reabilitação. Antes de olhar a deficiência, a gente vê o potencial a ser desenvolvido, dentro daquilo que pode parecer limitante. Vamos olhar para além daquilo que as pessoas veem como limite, porque cada um atleta é único e só eles podem dizer até onde conseguem ir”, destaca Kellen Machado, professora de Educação Física na delegação paraense nas Paralímpiadas Escolares e técnica da modalidade de bocha adaptada em Belém.

Nesta quinta-feira (1º) é celebrado o Dia do Profissional de Educação Física e Mikael Rebouças, 11 anos, atleta de bocha, aproveitou para homenagear os profissionais. “Foi a partir de um profissional de educação física que eu conheci a bocha. Desde os 5 anos, a tia Kellen me incentivou a treinar e participar de uma competição no município de Colares, quando tudo começou. Parabéns a todos os professores de educação física, vocês são demais”, comemora.

A etapa regional fez parte de uma etapa classificatória às Paralimpíadas Escolares, que será realizada em dezembro, em São Paulo (SP). Toda a logística da delegação foi organizada pelo Núcleo de Esporte e Lazer (NEL), da Secretaria de Estado de Educação (Seduc).

Natação 

“O olhar é sobre as possibilidades e não nas dificuldades”, ressalta a professora de Educação Física Luiza Crisóstomo, que atua no projeto de atletas da delegação paraense.

 “O ser humano é conquistador por natureza e quando você nasce com ou adquire alguma deficiência, você recebe muitas informações negativas como ‘não pode isso, não pode aquilo’, e quando essa pessoa consegue vencer uma competição, quebrar recordes e conquistar medalhas por mérito próprio, ela se sente completa. Ver cada um deles alcançando suas metas, seus sonhos, só dá mais energia pra trabalhar mais e mais. O orgulho que sentimos é imenso e pode ter certeza que nos arrepiamos cada vez que ouvimos o nome deles ser chamado ao pódio”, destaca.

A nadadora Elisa Lima, que conquistou o 2º lugar na etapa regional das Paralimpíadas Escolares, fez questão de agradecer aos educadores físicos pelos cuidados e incentivo. “O professor Arionaldo me ensina desde os meus 8 anos de idade sempre com muita dedicação, paciência, e técnica, assim como a professora Luiza. Eles me ajudaram para que eu chegasse onde estou e vão me levar mais longe. Me ensinaram que qualquer um pode ser uma pessoa incrível e pode superar seus limites”, diz.

Texto: Giovanna Abreu/Secom

Fotos: Divulgação