Educadores e alunos do Colégio Estadual de Lajeado comemoram o sucesso das atividades realizadas em 2022

Tocantins

26.12.2022

Joselia de Lima/Governo do Estado

 

Educadores e estudantes do Colégio Estadual Nossa Senhora da Providência, em Lajeado, comemoram o sucesso das diversas atividades realizadas durante o ano letivo de 2022. Um dos destaques foram os trabalhos desenvolvidos nas disciplinas eletivas, principalmente, no Projeto de Vida, com aulas campo, palestras e passeios educativos. 

Uma das novidades foi a produção de uma revista denominada Aos pés do Morro do Segredo, que traz sete entrevistas com pessoas de diferentes idades e origens, cujas histórias tiveram algum impacto na formação da diversidade cultural da cidade de Lajeado. Essas histórias foram contadas por alunos do último período da Educação de Jovens e Adultos (EJA), com o objetivo de conhecer melhor o lugar onde vivem.

São histórias como a de Iraci Lemos de Sousa, natural de Novo Acordo, que se mudou para Lajeado, no período que a construção da usina hidrelétrica estava no auge. Ela impulsionada pela proposta de prosperidade que a cidade propagava, foi em busca de uma vida melhor e lá conseguiu a casa própria e se profissionalizou em corte e costura.

Outra personagem da revista é Camilla Muniz, servidora do Instituto Natureza do Tocantins (Naturatins), que atua na preservação da Área de Proteção Ambiental da Serra do Lajeado. Ela ressalta a necessidade da população conhecer o trabalho sobre educação ambiental que está sendo realizado na região. 

A revista traz ainda informações sobre as pinturas rupestres encontradas na região, a história da ocupação e formação da cidade de Lajeado, que se tornou município em 1990.

O estudante Kaique da Silva Araújo, 20 anos, destacou as aprendizagens com a produção da revista. “Foi uma nova experiência participar da publicação, ver os nossos textos, ler as entrevistas dos colegas, ressalto que houve muita aprendizagem, principalmente em conhecer os lugares belos que compõem a região de Lajeado”, afirmou o aluno. 

Outro ponto que a diretora Alzirene Sousa destacou é a forma dinâmica e interativa que foram desenvolvidas as atividades das disciplinas eletivas, com foco no empreendedorismo turístico de Lajeado, na história cultural, na arte do município e valorização das belezas naturais. 

“E desta forma, os estudantes puderam desenvolver as habilidades e competências de Matemática e linguagens, pois fizeram atividades de raciocínio lógico, estatística, porcentagens, educação financeira e fiscal, além de desenvolver a leitura, escrita e produção de textos”, explicou a diretora Alzirene. 

A escola contou com parcerias importantes como as firmadas com a Prefeitura por meio da Secretaria de Turismo e Educação, com o Serviço Brasileiro de Apoio às Micro e Pequenas Empresas (Sebrae) e com uma empresa privada, que auxiliaram nas aulas de Matemática e nos passeios educativos, como na visita à Usina Hidrelétrica Luiz Eduardo Magalhães. 

Para a diretora Alzirene, as eletivas têm trazido bons resultados, principalmente na interação professor e aluno. E ainda contribui com a recomposição das aprendizagens nesse retorno das aulas presenciais. 

Arte 

Os estudantes realizaram trabalhos de pintura em telas, com foco na cultura e arte visual, utilizando os pontos turísticos de Lajeado. 

E os alunos de Educação de Jovens e Adultos desenvolveram as eletivas intituladas de Arte e Pensamento e produziram um curta-metragem sobre os Astecas.

A estudante Maria José de Andrade Reis Abreu, 36 anos, destacou o trabalho realizado na escola. “Ressalto o companheirismo e a dedicação dos servidores que nos receberam muito bem. E contamos com o cuidado das pessoas que preparavam a alimentação escolar, das coordenadoras e dos professores. Ter retornado para a escola e aprendido mais é uma experiência gratificante que marcará a minha vida. O trabalho dos professores foi além de compartilhar conhecimentos, nos motivava a compreender conteúdos que achávamos difíceis e nos tratava com muito carinho”, frisou Maria José.

Ela que passou algum tempo fora da escola, disse que deseja deixar um recado para as pessoas que não concluíram os estudos da educação básica. “Retornem para a escola, concluam seus estudos e avancem na vida”, comentou.

Resultado 

Como um dos resultados do compromisso com a educação, o estudante Davi Alves Vinhal, foi um dos alunos que teve sua redação selecionada entre os 25 trabalhos, no concurso promovido pela Universidade da Maturidade (Programa de Extensão da Universidade Federal do Tocantins), em parceria com o Conselho Nacional dos Direitos da Pessoa Idosa. 

Revisão Textual: Ruthy Soares/Governo do Tocantins