Educadores discutem documento preliminar do currículo para educação básica do RN

BNCC

05.06.2018

A equipe técnica da Secretaria de Educação e Cultura do RN se reúne até sexta-feira (08) com representantes da União dos Dirigentes Municipais de Educação (UNDIME), coordenadores pedagógicos das regionais, redatores de currículo, consultores da Fundação Vanzolini e colaboradores para dar continuidade a elaboração do documento preliminar do currículo da educação infantil, ensino fundamental – anos iniciais e finais – e ensino médio para as redes públicas do Estado. O evento acontece, na Escola de Governo, localizado no Centro Administrativo, em Natal.

A Base Nacional Comum Curricular (BNCC), documento norteador, estabelece conhecimentos, competências e habilidades esperadas que os estudantes desenvolvam em seus anos de ensino básico. Para o representante da Fundação Vanzolini, Luís Márcio Barbosa, o evento representa um marco para a educação. “Um encontro importantíssimo, porque discutir currículo é discutir a aprendizagem do Estado do Rio Grande do Norte, o qual se espera que suas crianças e jovens tenham ao longo de sua escolaridade. Um marco em que estado e municípios se reúnem para pensar de forma integrada e articulada as escolhas curriculares”, declarou.

As discussões do primeiro dia foram centralizadas na apresentação da versão preliminar do documento curricular para a educação infantil, feita pela SEEC e Undime, que atuam em regime de colaboração. “Esperamos que a partir desse processo finalmente o RN, os municípios, a rede estadual, as escolas e professores contem com um documento que possa ser realmente orientador, em relação ao currículo. Eu sei que todos tem se dedicado, dando continuidade a um trabalho que já vem sendo realizado”, declarou a Secretária de Educação RN, Cláudia Santa Rosa.

Na programação dos próximos encontros da semana, serão retomados os princípios que orientaram a elaboração do documento curricular, apresentando e debatendo as contribuições enviadas pelos correspondentes do GT-Currículo e redatores para o documento curricular preliminar do ensino fundamental e promovendo o debate sobre as diretrizes e organização do documento curricular do ensino médio, com apresentação de exemplos.

“Um encontro informativo e de discussões em que todos esses profissionais irão construir este documento. Os especialistas de todas as etapas e áreas de conhecimento do ensino fundamental, ensino médio e educação infantil, para que possamos pensar juntos, discutindo essa proposta para a educação do estado”, explicou a Coordenadora Estadual de Currículo pela UNDIME, Andrea Carla Cunha.

A Coordenadora Estadual de Currículo pelo Consed, Jailma Carvalho, explica a importância deste trabalho que vem sendo feito. “Estamos vivenciando um momento histórico na educação do estado do RN, que é discutir e planejar a implementação da BNCC numa perspectiva de construção de um documento curricular que represente as características regionais e culturais do nosso Estado, em parceria com os municípios. É importante dizer que o trabalho que as equipes curriculares farão esta semana culminará numa versão preliminar para consulta pública, onde todos os professores terão a possibilidade de contribuir e propor a partir do documento disponibilizado”, declarou.

A discussão, construção e implementação do currículo do ensino fundamental no RN contam com apoio do Governo Cidadão que, por meio de acordo de empréstimo com o Banco Mundial,  arca com as despesas relativa aos trabalhos da Fundação e do Fundo Nacional de Desenvolvimento da Educação (FNDE), que viabilizará a mobilização e logística da referida ação no Estado.

Participam do evento integrantes da Coordenação Estadual, consultores da Fundação Vanzolline, representantes da União dos Dirigentes Municipais de Educação (UNDIME), da União Nacional dos Conselhos Municipais de Educação (UNCME), do Conselho Estadual de Educação, técnicos das Diretorias Regionais (Direcs) e técnicos da SEEC.