Educadores da rede estadual participam de formação para reforçar ensino fundamental

Amapá

03.12.2018

Cerca de 80 educadores da rede estadual de ensino participam, nos dias 28 e 29 de novembro, de uma formação técnica que ajudará estudantes do 1º ao 5º ano do ensino fundamental no processo de alfabetização. A capacitação, realizada na Escola de Administração Pública (EAP), em Macapá, integra a programação do I Seminário Colabora Amapá Educação - regime de colaboração entre o estado e os 16 municípios amapaenses nos eixos administrativo e de aprendizagem.

Nesta quarta-feira, 28, a formação será focada em língua portuguesa e, na quinta-feira, 29, haverá formação em matemática. Os formadores serão orientados por consultores do estado do Ceará a utilizarem técnicas adotadas no método de aprendizagem do Programa de Aprendizagem no Amapá (Paap), a fim de garantir a alfabetização na idade certa. Todo o conhecimento será multiplicado nas regiões em que atuam.

O programa garante a formação continuada dos professores para que nenhum aluno fique sem saber ler e escrever nos anos iniciais do ensino fundamental, buscando assegurar a conclusão dos estudos na idade recomendada. E, assim, melhorar o fluxo, diminuindo a repetência, a evasão escolar e o abandono por meio do aprimoramento da qualidade de ensino.

Seminário

O I Seminário Colabora Amapá Educação, organizado pela Secretaria de Estado da Educação (Seed), visa apresentar os resultados do primeiro ano do eixo Colabora Amapá Educação. O evento tem como público-alvo secretários municipais de Educação, geos educacionais, câmara técnica, pedagogos e gestores escolares do 1º ao 5º ano do ensino fundamental da rede pública, formadores regionais e formadores municipais.