Amazonas
08.01.2026
A Secretaria de Estado de Educação e Desporto Escolar iniciou, nesta terça-feira (07/01), a programação da Jornada Pedagógica voltada para as Escolas do Campo. Com o tema “Políticas educacionais e práticas pedagógicas: desafios e caminhos para uma educação com equidade e resultados”, o encontro segue até esta quinta-feira (08/01), e conta com a participação de professores, pedagogos, apoios pedagógicos e diretores das escolas estaduais do campo, bem como os coordenadores regionais de Educação.
No Amazonas, 59 escolas funcionam na modalidade Educação do Campo, atendendo 19 mil alunos em 30 municípios. A Jornada Pedagógica marca o planejamento estratégico e o alinhamento pedagógico para o ano letivo de 2026, respeitando as singularidades e a identidade das comunidades rurais. Para subsidiar o trabalho dos educadores das escolas do Campo, a Secretaria de Educação disponibilizou materiais de apoio e calendários escolares atualizados para este ano.
Com o objetivo de fortalecer a educação do campo, garantindo que o planejamento escolar esteja em sintonia com as necessidades dos estudantes e os desafios do território, as palestras e conversas da jornada abordam temáticas como a permanência e o sucesso escolar; a redução das desigualdades históricas; e novas metodologias e práticas educativas para a garantia de melhores resultados. Todas as atividades são realizadas presencialmente, com transmissão para cada Escola do Campo por meio do YouTube e IPTV.
“A programação conta, ainda, com suportes audiovisuais estratégicos: um vídeo com o pronunciamento da Secretaria de Educação, trazendo as diretrizes macro para o ano, e um vídeo técnico da Coordenação do Campo, com orientações específicas sobre a organização do ensino e práticas pedagógicas adequadas à realidade local”, ressaltou a coordenadora de Educação do Campo das Águas e das Florestas (CECAF), Anne Carolina Dirane.
Escolas do Campo
A Educação do Campo, das Águas e da Floresta nas escolas estaduais do Amazonas constitui uma política educacional estratégica e necessária para a valorização das identidades, dos saberes e das práticas sociais dos povos que vivem e produzem nas diversas territorialidades de nosso Estado. Mais do que um direito assegurado pela Constituição Federal e pela Lei de Diretrizes e Bases da Educação Nacional (LDB nº 9.394/1996), trata-se de uma ação afirmativa que busca atender a população do campo em suas peculiaridades e promover uma educação contextualizada, comprometida com a vida, o trabalho, a sustentabilidade e a dignidade humana.
Jornada Pedagógica 2026
Durante os dias 2 e 3 de fevereiro, cada uma das mais de 600 escolas da rede estadual de ensino do Amazonas promoverá a própria Jornada Pedagógica, evento voltado para a reflexão, debate e tomada de decisões em relação às práticas pedagógicas a serem executadas no cotidiano escolar durante o ano de 2026. Participam da jornada professores, pedagogos, diretores escolares, apoios pedagógicos e todos os demais envolvidos no fazer pedagógico.
FOTOS: Divulgação / Secretaria de Estado de Educação e Desporto Escolar